Memória Viva - Mônica Francisco (série de entrevistas)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

O projeto “Memória Viva” está baseado no registro de memórias de lideranças moradoras de diferentes favelas do estado do Rio de Janeiro. Neste episódio, temos a participação de Mônica Francisco.

Autoria - Entrevistador: Itamar Silva / Entrevistada: Mônica Francisco. 
Gravação com Mônica.

Apresentação do projeto[editar | editar código-fonte]

Monica Francisco - Memoria Viva.

O Memória Viva é apresentado por Mônica Francisco, liderança histórica do Morro do Borel, cientista social e ex-deputada estadual, que a cada episódio bate um papo sobre as trajetórias de lideranças de favelas do Rio de Janeiro. A ideia do projeto é criar um espaço de conversa no qual moradores possam reviver lembranças do passado, fazer análises da presente conjuntura e debater perspectivas sobre o futuro das favelas. Excepcionalmente nesse episódio a entrevistadora se torna entrevistada num bate papo com Itamar Silva!

As gravações foram realizadas em diferentes locações com apoio da equipe da VideoSaúde e a série se inspira em alguns projetos que já trabalharam o registro de memórias, como o "A favela fala" (CPDOC/FGV), o "Espelho" (Canal Brasil), o "Conexões Urbanas" (Multishow),a série "Memórias" (Bom Dia Rio) e o programa Papo na Laje (TVC Rio).

A previsão de lançamento do projeto é novembro de 2024, sendo lançado primeiramente os vídeos que ficarão disponíveis para acesso virtual e gratuito na plataforma da wikiFavelas e, além disso, os episódios serão transformados em podcasts.

Minibiografia[editar | editar código-fonte]

Cientista social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e cria do Morro do Borel, no Rio de Janeiro, possui mais de 30 anos de atuação nos movimentos populares de favela e foi eleita deputada estadual em 2018. Com a vida forjada na luta e na fé, tem a trajetória construída no sobe e desce dos becos da favela, entre o trabalho como doméstica ou operária, os estudos, a família, a militância e a igreja, onde vive uma fé que se manifesta em defesa dos mais pobres e vulneráveis.

Sobre o Borel[editar | editar código-fonte]

O Morro do Borel fica situado no Maciço da Tijuca, bairro da denominada Grande Tijuca, situado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. É um espaço coletivo ocupado por camadas populares, que vivenciam desde a década de 1930, experiências de morar diferenciadas; seja pelos processos de auto-construção, bem como na sua pulsante forma de sociabilidade. Um exemplo disso, é seu protagonismo nas formas de resistência e ação associativas e de organização comunitária.

Fotos[editar | editar código-fonte]

Gravação com Mônica 1.
Gravação com Mônica 2.
Gravação com Mônica 3.


Bastidores Memória Viva.
Bastidores Memória Viva.
Bastidores do Memória Viva 2.
Bastidores do Memória Viva.


.

Ver também[editar | editar código-fonte]