Morro dos Prazeres

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar

Sobre a favela

Morro dos Prazeres.jpg

Morro dos Prazeres é uma favela da Zona Sul do Rio de Janeiro e faz parte do bairro de Santa Teresa. O  censo de 2010 sugeriu uma população de 2136 pessoas. 

O nome é uma homenagem à Madre Maria dos Prazeres, que realizou missas na base da colina, uma área onde antes era uma capela. Hoje em dia há um bloco de apartamentos.

Morro dos Prazeres faz parte da unidade estatística Escondidinho / Prazeres.

História

Em meados dos anos 1940, o Morro começou a ser ocupado por algumas casas. No início, as residências modestas, eram distantes umas das outras e habitada.

Nos anos 1950, durante o governo federal de Getúlio Vargas, o órgão do Estado que fazia a contabilidade de pessoas e habitações no Rio de Janeiro, confirmou pouco mais de mil moradores no Morro dos Prazeres.

Entrada dos Prazeres.jpg

Diferentemente do que muita gente pensa, o nome Morro dos Prazeres não tem relação com a vista do lugar:

O sugestivo nome Prazeres, capaz de evocar ideias pagãs, ironicamente foi inspirado em uma Freira. A senhora, que se chamava Maria dos Prazeres, era frequentadora do lugar e costumava realizar orações para a população local”, destacam Ines Garçoni e Sergio Bloch no livro Guia Gastronômico das Favelas do Rio.

 

Casarão dos Prazeres

Casarão dos Prazeres.jpg

O Casarão dos Prazeres é como é conhecido o CDEI Amália Fernandez Conde, um espaço de educação, artes cultura e esporte da SME/ Prefeitura do RJ. Foi construído por volta de 1920, servindo de imóvel de família, centro de estudos religiosos, escolas infantis e até serviu de cenário para os filmes Macunaima e Caçador de Fantasma.

 Em 1996 a Prefeitura declarou o terreno e a casa local de utilidade pública, sendo restaurado e reinaugurado em 2001 e passou a ser administrado pela Secretaria de Educação, que implantou no lugar atividades educacionais e culturais, como dança, esportes, artes, informática e música.

Imagens dos Prazeres

Arena dos Prazeres

Área de lazer dos moradores onde crianças e adultos jogam bola e se divertem. Foi reformado em 2011 para a edição do Rockgol da MTV.

Arena dos Prazeres.jpg

 

Referência bibliográfica

https://diariodorio.com/historia-do-morro-dos-prazeres/

https://en.wikipedia.org/wiki/Morro_dos_Prazeres