Nós do Morro, Conceição das Crioulas, Radio Favela, Banco Palmas (documentário)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Documentário apresenta os casos de superação da exclusão social a partir da trajetória de lideranças populares que, no seu processo de subjetivação, mesmo em condições extremamente adversas, conseguiram transformar-se em sujeitos políticos, organizar sua comunidade e produzir um processo de mudança social em direção à emancipação social.  O principal objetivo do filme foi entender como se construía o sujeito político  e como ele, ao se construir, transforma o seu entorno. Essa ideia orientadora da pesquisa, tem como inspiração o texto da Hannah Arendt, "Será que a política todavia vale a pena?", no qual ela defende que as grandes transformações, sejam elas biológicas ou sociais, se dão através de rupturas que ela chama de "milagres", ainda que não seja no sentido religioso.

O filme "Innovaciones Locales frente a Inseguridades Globales: experiencias en Brasil y España", coordenado pela Prof.ª Sonia Fleury e produzido pela Fundação CIDOB, EBAPE/FGV e IGOP-UAB, em 2006, traz oito diferentes casos, quatro acompanhados no Brasil e quatro na Espanha.

Ao analisar o que os casos brasileiros têm em comum podemos identificar alianças, estratégias, construção coletiva de projetos e a violência estatal como forma de manutenção da exclusão social. Comparando-os com os casos espanhóis vemos as diferenças, limitações e também as potências em cada contexto.Trata-se de importante material para debate em situações pedagógicas e discussões políticas. 

Documentário Completo[editar | editar código-fonte]