Núcleo Piratininga de Comunicação - NPC

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar

Dados retirados do site oficial do NPC

LogoNPC.png

Sobre o NPC

O NPC é constituído por um grupo de comunicadores, jornalistas, professores universitários, artistas gráficos, ilustradores e fotógrafos que trabalham com o objetivo de melhorar a comunicação, tanto de movimentos comunitários ou populares, quanto de sindicatos e outros coletivos. Temos realizado esta tarefa de forma ininterrupta há mais de quatorze anos, principalmente através de cursos, palestras e seminários e produção de materiais de formação e informação.

Acreditamos que os trabalhadores e os setores populares precisam aperfeiçoar-se constantemente em sua comunicação para alcançar seu objetivo de construção de uma nova sociedade. Apresentamos a esses grupos sociais nossos conhecimentos adquiridos por meio da nossa formação específica e da nossa prática social.

As atividades do NPC remontam a 1992 e o acúmulo destas culminou na sua formalização jurídica em 1997, tornando-se uma organização civil sem fins lucrativos, legalmente constituída, com sede no Rio de Janeiro e atuação nacional. Temos uma estrutura jurídica formada por uma Diretoria e um Conselho de Membros do NPC em vários estados do País (Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Ceará).

A estrutura do NPC possui uma equipe técnica responsável pelo trabalho administrativo. Contamos, também, com uma rede de mais de dez mil parceiros (na maior parte ex-alunos dos nossos cursos) com quem trabalhamos ao longo de nossa trajetória e com os quais estamos em constante contato, inclusive por meio de um boletim quinzenal especializado em comunicação sindical e popular. Colaboramos, também, estreitamente com várias entidades e movimentos co-irmãos seja realizando ações conjuntas, seja solicitando ou oferecendo apoios pontuais.

O que faz o NPC

  1. Capacitamos e promovemos a comunicação popular, em todo o território nacional, para grupos interessados em melhorar sua comunicação: do jornal impresso à Internet, da oratória ao uso do rádio e do vídeo.
  2. Para alcançar este objetivo, realizamos as seguintes atividades:
  3. Ministramos cursos ligados à área de comunicação sindical e popular e história dos trabalhadores.
  4. Realizamos palestras/debates sobre temas da nossa ação;
  5. Produzimos jornais, cartilhas, revistas e livros destinados aos trabalhadores;
  6. Avaliamos e propomos mudanças em publicações sindicais;
  7. Fazemos planejamento na área da comunicação;
  8. Fazemos reportagens dentro e fora do Brasil;
  9. Promovemos cursos nacionais, anualmente, de atualização em comunicação;
  10. Criamos o Observatório da Imprensa Sindical, um arquivo de publicações sindicais de todos os estados do país, produzidas na última década: jornais, cartilhas, revistas, vídeos e outros;
  11. Mantemos uma videoteca com o objetivo de sensibilizar sobre a utilidade e necessidade de se utilizar o vídeo.

Objetivos

Nosso objetivo central é melhorar a comunicação dos trabalhadores para construir um mundo com justiça e sem exclusão. Para isto criamos o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). O ponto de partida é a certeza de que sem comunicação não há possibilidade de os trabalhadores lutarem para alcançar a hegemonia política na sociedade.

Para conhecer mais o trabalho do NPC, clique aqui e conheça o site oficial

Outros verbetes relacionados ao NPC na wikifavelas

Curso_de_Comunicação_Popular_do_NPC

Vila Recreio 2 - Sonhos Demolidos (documentário)

Comunicação_popular:_quem_faz?_(filme)

Da_favela_para_as_favelas_(livro)

Teia_de_Comunicação_Popular_do_Brasil

Experiências_em_Comunicação_Popular_no_Rio_de_Janeiro_ontem_e_hoje_(livro)