ONG Apadrinhe um Sorriso

De Dicionario de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar

Informações retiradas do site oficial do projeto  

Apadrinhe.png

Sobre

A ONG Apadrinhe um Sorriso é uma ação social e filantrópica, idealizada e criada pela pedagoga e moradora do Parque das Missões Fabiana da Silva, a Fabbi, em dezembro de 2009, para ajudar crianças e adolescentes em risco de vulnerabilidade social na comunidade do Parque das Missões, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. 

História

A origem da ONG é parecida com muitas outras que já foram criadas, que é ajudar ao próximo e quem precisa. Por esse motivo em dezembro de 2009, a Fabiana da Silva, pedagoga e moradora da região do Parque das Missões, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, criou a ONG Apadrinhe um Sorriso, pensando em realizar ações sociais e filantropia para os moradores da comunidade na qual mora.

Durante a realização de sua monografia, Fabbi teve a ideia de criar uma organização não governamental com o objetivo de ajudar os jovens da sua região, para isso pediu auxílio de seus colegas da faculdade de pedagogia da UERJ, para levar educação, cultura e cidadania para esses moradores da comunidade do Parque das Missões. Foi assim que ela criou a ONG, que começou de forma pontual, mas com a ajuda de doações de pessoas físicas, apoio e parcerias com os comerciantes da própria comunidade, das organizações sociais, campanhas pontuais pela comercialização de produtos doados em bazares beneficentes e do aumento de voluntários, fez com que as ações sociais que eram pontuais virassem constantes.

Fabiana da Silva, a Fabbi, como é conhecida em sua comunidade, é um símbolo para todos do Parque das Missões de como é possível vencer na vida através de muita luta e da educação. A Fabbi, sempre teve uma paixão enorme pela literatura e pedagogia, e foi através desse amor que ela dedicava o tempo que tinha dentro do ônibus para ir e voltar do trabalho de auxiliar geral para estudar e foi assim que ela conseguiu realizar o sonho de cursar pedagogia na UERJ.

Missão

A missão da ONG Apadrinhe um Sorriso é realizar uma transformação nas vidas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social da comunidade do Parque das Missões, no bairro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por meio de ações preventivas que proporcionam educação, cultura, cidadania e saúde através de atividades como: rodas de leitura, saraus de poesias, oficina de teatro, capoeira e roda de mulheres.

Visão

A visão proposta pela ONG Apadrinhe um Sorriso é de contribuir efetivamente na conquista da emancipação cotidiana e do bem-estar social de crianças e adolescentes da comunidade do Parque das Missões, mediante a elevação da autoestima e satisfação desses jovens, por meio de conquistas observáveis nos campos intelectual e ético-moral nas rodas e ações promovidas.

Valores

Os valores que são destacados pela ONG Apadrinhe um Sorriso são: respeito ao próximo, emancipação social, perseverança, paciência e coragem, preservação da vida e da saúde, não violência e transparência nas ações.

Objetivos

  • Promover na comunidade do Parque das Missões educação continuada, preventiva, especialmente para crianças e jovens de famílias socialmente instáveis.
  • Proporcionar às suas famílias e à comunidade em geral oportunidades de vivência de ações educacionais e culturais e promover uma reflexão sobre a polifonia que se manifesta cotidianamente na Comunidade onde crianças negras fazem arte com o uso da poesia e leitura no projeto social.
  • Buscamos de uma maneira mais geral demonstrar a seriedade das narrativas e das suas práticas culturais apontando a importância delas para uma mudança comportamental junto as suas redes familiares. Mostrando como parte essencial e completamente enredada com a questão educacional.

Princípios Filosóficos de Educação

A ONG Apadrinhe um Sorriso tem como um dos objetivos ajudar na formação educacional dos jovens moradores do Parque das Missões, por isso, são seguidos princípios filosóficos de educação, como:

  • Educar de maneira integral o corpo e espírito.
  • Utilização de diretrizes inspiradas em valores múltiplos.
  • Desenvolver a consciência crítica e autonomia nas crianças e adolescentes, criando a adoção de hábitos contrários às drogas, tráfico, miséria, violência, assistencialismo. Com isso, promovendo o autoestima e esperança para o futuro.
  • Investir na formação cognitiva, cultural, moral, artística, saúde e psicológica.
  • Atividades multidisciplinares, metodologias mistas, projetos pedagógicos e comunitários baseados no Construtivismo.
  • Fortalecer a família com oportunidades diversas de envolvimento com as ações.
  • Integralização entre: família, poesia, comunidade, padrinhos, respeito, envolvimento, saraus e rodas de leitura.

Contatos