Rede Favela Sustentável

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

Rede Favela Sustentável (RFS) é um projeto da Comunidades Catalisadoras (ComCat)* desenhado para construir redes de solidariedade, dar visibilidade, e desenvolver ações conjuntas que apoiem a expansão de iniciativas comunitárias que fortalecem a sustentabilidade ambiental e a resiliência social em favelas de toda a região metropolitana do Rio de Janeiro.

Autoria: Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir do RioOnWatch.

Rede favela sustentável.jpg

Sobre[editar | editar código-fonte]

O projeto começou em 2012 com a produção do filme Favela como Modelo Sustentável, tendo continuidade em 2017, quando foram mapeadas 111 iniciativas sustentáveis e foi publicado um relatório final que analisa os resultados. 

Em 2018 o projeto realizou uma série de intercâmbios entre oito das mais duradouras e estabelecidas iniciativas que foram mapeadas na Rede Favela Sustentável, e em seguida foi realizado, no dia 10 de novembro, um dia inteiro de intercâmbio com toda a Rede Favela Sustentável (que é o tema desta matéria). O lançamento formal da Rede Favela Sustentável, em janeiro de 2019, representou a culminação desse esforço de anos para identificar, mapear e conectar as iniciativas espalhadas pela região metropolitana. A próxima fase do projeto visa desenvolver capacitações estratégicas e direcionadas aos membros, promover sinergias entre as comunidades e projetos, e organizar uma nova série de intercâmbios a partir do início de 2019. Os intercâmbios de 2018 tiveram apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.

Assista ao vídeo que acompanha os intercâmbios em campo apresentados nesta série clicando aqui.

Para acompanhar e saber mais sobre a Rede: Facebook - Rede Favela Sustentável.

Mapa da Rede Favela Sustentável[editar | editar código-fonte]

 

 

Veja também[editar | editar código-fonte]