Ressuscita São Gonçalo
Autoria: Cíntia Maria Frazão.
O Coletivo Ressuscita São Gonçalo, fundado em 2019, tem como missão promover a aproximação dos cidadãos com a construção de políticas públicas na cidade de São Gonçalo, através da geração, organização e difusão de dados e pesquisas. Além disso, busca fortalecer a identidade gonçalense, conectando pessoas e organizações em prol da garantia do direito à cidade.
História[editar | editar código-fonte]
O Coletivo Ressuscita São Gonçalo é uma organização fundada em 2019 com o objetivo de aproximar os cidadãos da construção de políticas públicas em São Gonçalo, Rio de Janeiro. Sua missão é conectar os gonçalenses às potencialidades e desafios da cidade, facilitando o acesso a dados e pesquisas para promover a participação ativa nas decisões que moldam o futuro do município.
A iniciativa surgiu quando um grupo de jovens pesquisadores de diversas áreas decidiu participar do Edital Agenda Rio 2030, promovido pela Casa Fluminense. O objetivo era criar um espaço para pensar a cidade a longo prazo, dialogando e produzindo políticas públicas de forma técnica e colaborativa.
O coletivo é composto por jovens pesquisadores e moradores de São Gonçalo, que atuam em diversas áreas do conhecimento. Entre os membros destacados estão Maria Beatriz Viana, diretora do documentário "Nosso Pé de Goiaba", e Vitória Laís, geógrafa e cofundadora do Ressuscita São Gonçalo.
O Ressuscita São Gonçalo é ativo em suas redes sociais, compartilhando informações e promovendo eventos que buscam fortalecer a identidade gonçalense e a participação popular nas decisões públicas.
Projetos e atividades[editar | editar código-fonte]
Desde sua fundação, o coletivo tem desenvolvido diversas iniciativas:
- Agenda São Gonçalo 2030: Reuniu 40 propostas (divididas em 8 eixos, assinado por 29 organizações do território), de políticas públicas elaboradas a partir de diagnósticos sociais e da percepção dos moradores sobre as necessidades da cidade.
- Diálogos 2030: Rodas de conversa realizadas em diferentes regiões de São Gonçalo para discutir temas como segurança alimentar, empreendedorismo feminino e educação popular, visando territorializar a Agenda São Gonçalo 2030. Participando de audiências públicas, conversas com poderes executivo e legislativo, atos públicos, além de divulgar pesquisas e fortalecer ações de parceiros da sociedade civil.
- Documentário "Nosso Pé de Goiaba": Primeira produção audiovisual do coletivo, lançada em março de 2023, que propõe um novo olhar sobre a cidade a partir das histórias de moradores que lutam pela defesa do meio ambiente.
- Carta de Direitos Climáticos de São Gonçalo: Documento lançado para mobilizar e engajar a comunidade local em questões relacionadas às mudanças climáticas e justiça ambiental.
Objetivo[editar | editar código-fonte]
O Coletivo Ressuscita São Gonçalo tem como objetivo conectar os moradores de São Gonçalo às potencialidades e desafios da cidade, fortalecendo a identidade local e facilitando o acesso a dados e pesquisas. Dessa forma, busca promover a participação ativa da população nas decisões que moldam o futuro do município.
Missão[editar | editar código-fonte]
A missão do coletivo é engajar os gonçalenses na criação de políticas públicas para São Gonçalo. Para alcançar esse propósito, trabalha com dados para produzir materiais que influenciem decisões, como a Agenda 2030, a Cartilha de Saneamento e a Carta Climática.
Redes Socias[editar | editar código-fonte]
Instagram: https://www.instagram.com/ressuscitasaogoncalo/
Site: https://ressuscitasaogoncalo.com.br/#
Facebook: https://www.facebook.com/ressuscitasaogoncalo2019/
Fontes[editar | editar código-fonte]
A lista das fontes utilizadas para a realização da escrita desse verbete, acompanhadas de seus respectivos links:
- Site Oficial do Coletivo Ressuscita São Gonçalo: https://ressuscitasaogoncalo.com.br/
- Artigo da Casa Fluminense sobre a Agenda São Gonçalo 2030: https://casafluminense.org.br/de-olho-em-2030-a-juventude-articula-um-novo-futuro-para-sao-goncalo/
- Notícia do jornal O São Gonçalo sobre o documentário "Nosso Pé de Goiaba": https://www.osaogoncalo.com.br/cultura-e-lazer/132380/coletivo-de-sao-goncalo-lanca-documentario-sobre-o-municipio
- Publicação do Climate Reality Project Brasil sobre a Carta de Direitos Climáticos de São Gonçalo: https://www.climaterealityproject.org.br/post/rebobinando-tudo-que-rolou-com-o-climate-br-e-os-l%C3%ADderes-da-realidade-clim%C3%A1tica-em-agosto
- Perfil oficial do Coletivo Ressuscita São Gonçalo no Instagram: https://www.instagram.com/ressuscitasaogoncalo/