Revolusolar

De Dicionário de Favelas Marielle Franco
Ir para navegação Ir para pesquisar

Informações retiradas do Site Oficial da Instituição  

Logo-Site-Revolusolarnova.png

Introdução

Energia sustentável, confiável, moderna e a preços acessíveis para todos é um requisito básico do desenvolvimento sustentável da humanidade (Agenda 2030 – ONU).

Em uma cidade desigual como o Rio de Janeiro, onde 1/4 da população mora em favelas, com infraestrutura inadequada e um serviço de energia inacessível, ainda temos muito trabalho a fazer para alcançar este objetivo.

Fizemos uma pesquisa de campo para compreender a situação da comunidade em relação à energia. Descobrimos que a concepção da favela como um lugar onde há apenas conexões clandestinas ou beneficiários da tarifa social é equivocada.

A maioria paga caro pela energia que consome. E esta população não está satisfeita com o serviço prestado: as quedas de luz são frequentes e o atendimento não é adequado.

Acesse o relatório da nossa pesquisa!

Raízes: duas histórias

A Revolusolar é fruto da união de 2 histórias: a junção da experiência de lideranças comunitárias de favelas do RJ e da evolução da energia solar como alternativa energética sustentável.

De um lado, a histórica marginalização das favelas em relação a serviços públicos essenciais, como o acesso à energia. A tarifa cara compromete boa parte da renda familiar e os serviços ofertados são precários. E, como toda a história das favelas, o forte senso comunitário da comunidade se junta e coopera para contornar os desafios.

De outro lado, a tecnologia da energia solar fica cada vez mais barata, configurando uma alternativa sustentável à geração fóssil. A geração distribuída de energia possibilita novos modelos descentralizados de organização comunitária. Desde 2012, o governo brasileiro permite essa modalidade, e, em outubro de 2015, passou a permitir também o modelo de cooperativas.

Fundação

Em 2015, essas histórias se cruzaram na favela da Babilônia, na zona sul do Rio de Janeiro. Empreendedores se juntaram às lideranças comunitárias, percebendo o potencial de transformação que a energia solar poderia ter na comunidade. A insolação da comunidade é privilegiada. Segundo nossos cálculos, o potencial técnico de geração supera a demanda energética. Há, também, forte tradição comunitária. Tudo isso esbarrava nos altos custos iniciais para a implantação desta tecnologia. A fundação da Revolusolar foi uma fusão destas experiências. Desde então, o grupo se renovou se e fortaleceu, contando, hoje, com dezenas de voluntários.

Atividades

Alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7, da ONU, visamos trazer energia sustentável, confiável, moderna e a preços acessíveis para as comunidades do Rio de Janeiro.

Para unirmos a sustentabilidade à geração de energia, nossa atuação se divide em 4 frentes principais.

Geração de Energia

Na última década, a tarifa de energia aumentou 105% para as residências do Rio. No mesmo período, os custos de energia solar caíram 85%. Promovemos instalações de painéis solares nas comunidades para reduzir as despesas com energia dos moradores. Além do impacto econômico, a autogeração de energia promove o empoderamento da comunidade e fomenta a sustentabilidade ambiental, em um contexto de busca por fontes mais limpas e renováveis de energia.

Capacitação Profissional

Vamos além de somente instalar os painéis solares: capacitamos os moradores das comunidades para que eles possam realizar tanto a instalação quanto a manutenção dos sistemas de energia solar. Com isso, promovemos o protagonismo e a autonomia da comunidade. Além disso, a capacitação cria oportunidades de geração de empregos locais de qualidade para em uma nova economia de baixo carbono.

Educação Infantil

A fim de gerar um legado, também atuamos na parte educacional. Para incentivar uma sociedade mais sustentável e reforçar a importância do tema, realizamos oficinas infantis para conscientizar e educar as novas gerações sobre energia limpa e sustentabilidade. As oficinas acontecem mensalmente nas comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira, com 2 turmas distintas: um grupo de 5 a 9 anos e outro de 10 a 15 anos.

Pesquisas, Eventos e Advocacy

Também promovemos a conscientização da população local e disseminamos informação sobre sustentabilidade, através de eventos públicos sobre o tema na comunidade. A produção e disseminação de conhecimento sobre energia, através de pesquisas e publicações, também nos ajuda a ter uma atuação mais eficiente. Por fim, também representamos os interesses da população de baixa renda no setor energético.

Para saber mais sobre as ações efetivadas, clique aqui

Redes Sociais e contato

Instagram: para acessar clique aqui

Facebook: para acessar clique aqui

Site Oficial: para acessar clique aqui