SOS Providência
Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir de redes de comunicação oficiais do coletivo[Notas 1].
O SOS Providência/Região Portuária é um comitê de emergências formado por projetos e moradores que atuam no Morro da Providência e Região Portuária. O grupo se reúne para atuar em parceria e suportar o território no controle e eventual redução da contaminação do Covid-19, além de organizar e promover ações que auxiliem principalmente as áreas mais vulneráveis dos territórios.
Equipe[editar | editar código-fonte]
Reunidos para apoiar os moradores da Zona Portuária do Rio de Janeiro, ativistas do Morro da Providência atuam coletando doações e implementando medidas contra a pandemia do covid-19.
Atividades atuais[editar | editar código-fonte]
Mesmo após o fim da pandemia de coronavírus, o SOS Providência continua mobilizado com ações voltadas para a pesquisa no território e formação dos moradores.
1º Censo Popular da Providência[editar | editar código-fonte]
O 1º Censo Popular da Providência - Censo popular, automapeamento e cartografia social da Providência - é uma iniciativa de morador para morador e foi comprometida na construção de dentro para fora, pensando uma pesquisa com referência a outros espaços de favela, que também tiveram experiência com auto pesquisas, a exemplo: na Rocinha, Cidade de Deus e Maré. Mas, não foram deixadas de foram outras importantes pesquisas de referencias como PNAD, IBGE e a EBIA.
Formação de Morador Monitor[editar | editar código-fonte]
O Morador Monitor é uma tecnologia de Comunicação Social construída durante a pandemia para mitigar os impactos do Covid-19 no Morro da Providência. Os moradores foram capacitados numa formação para se apropriarem dessa tecnologia.
A formação passou temas como: Ativismos sociais de base Comunitária, A importância das pesquisas nas favelas por favelados, Segurança Alimentar, Pequena África e o Morro da Providência, Reconhecendo o território no Mapa, Cartografia Social, Apps de coleta dados e gestão de pesquisas.
Certificação dos MMs é um momento de reconhecimento da formação dos moradores como pesquisadores populares, afins de emponderá-los dos conhecimentos e saberes que estão em nossos cotidianos, mas que nem sempre reconhecemos dentro de uma formalidade e assim, conscientiza-los de suas habilidades e potencializa-los ainda sobre a importância que exercem no lugar em que vivem.
Saiba mais:
Oficina de gestão de projetos[editar | editar código-fonte]
Aqui no SOS, realizamos uma formação voltada para lideranças territoriais focada na gestão de seus projetos.
A gestão de projetos envolve a coordenação de equipes e recursos para atingir objetivos específicos do projeto. Para isso, é fundamental a criação de uma cultura organizacional que valorize a gestão de projetos como uma ferramenta estratégica. Na gestão de projetos, é essencial o alinhamento entre as expectativas, a viabilidade do projeto e a capacidade da equipe executora.
A oficina contou com contribuições e apoio do Instituto Ayó, Diamantes da Favela, projeto Sonhando Juntos, Arena Samol e Associação de Moradores do Morro da Providência.
Ações na pandemia[editar | editar código-fonte]
O Comitê se mobilizou na pandemia para mitigar os efeitos da pandemia, realizando ações de distribuição de cestas básicas e de alimentos orgânicos, produção e distribuição de máscaras, instalação de bicas públicas em diferentes partes do morro, tutoriais de orientação aos moradores para realização do cadastro no auxílio emergencial e facilitar o processo em caso de morte domiciliar.
Veja mais:
Transparência[editar | editar código-fonte]
Para acessar as prestações de contas, clique aqui.