Uma história do crime organizado – 400 contra 1 (filme)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

400 contra 1 - Uma História do Crime Organizado é um filme brasileiro dirigido por Caco Souza. Com estreia em 6 de agosto de 2010, aborda a história do Comando Vermelho, uma das maiores organizações criminosas do Brasil. É estrelado pelo ator Daniel de Oliveira (de Cazuza - O Tempo não Para) e por Daniela Escobar.

Autor: Caco Souza[1].

Ficha Técnica[editar | editar código-fonte]

Ano de lançamento: 2010

Direção: Caco Souza

Duração: 98min

Gênero: Drama/Policial

País de Origem: Brasil

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Um dos grandes articuladores do que se tornaria a facção criminosa Comando Vermelho, William da Silva Lima (Daniel de Oliveira), vai preso e enviado para o presídio de Ilha Grande, onde fica lado a lado com presos políticos.

No meio de assaltos e conflitos com a polícia, forma-se um elo de amizade que gera dívidas, fazendo assim os companheiros foragidos retornarem a ilha para libertar seus amigos. Baseado no livro autobiográfico Quatrocentos contra um - A história do Comando Vermelho de William de Silva Lima.

William é um dos líderes que fundou o Comando Vermelho. A nova organização cria uma conduta de solidariedade entre os presos, algo inédito até então. No início dos anos 80 o Comando Vermelho passa a agir nas ruas do Rio de Janeiro, realizando ousados assaltos.

Trailer do filme[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  1. Fontes: Wikipédia - 400 contra 1 Adoro Cinema - 400 contra 1