Urbano – Laboratório de Estudos da Cidade

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

Autora: Thaís Cruz

Urbanoufrj.jpg

Sobre[editar | editar código-fonte]

O Urbano – Laboratório de Estudos da Cidade reúne cientistas sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro dedicados à pesquisa sobre processos de urbanização, modos de produção da cidade e sociabilidades urbanas. Criado em fevereiro de 2019 pelas professoras Julia O’Donnell (Departamento de Antropologia Cultural) e Marcella Araujo (Departamento de Sociologia), o laboratório conta com duas linhas de investigação: i) culturas urbanas e estilos de vida; ii) cidade e economia. Além da formação acadêmica de pesquisadores de iniciação científica, mestrado e doutorado, o Urbano promove também ações de extensão universitária e divulgação científica. O laboratório está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia, PPGSA/UFRJ.

Pesquisadores[editar | editar código-fonte]

O grupo de pesquisa é coordenado pelas professoras Julia O'Donnell e Marcella Araujo. Fazem parte do grupo os pesquisadores: Renata Melo (Doutoranda PPGSA/UFRJ), Flora Moana Van de Beuque (Doutoranda PPGSA/UFRJ), Lilian Amaral de Sampaio (Doutoranda PPG/PUC-RIO), Rodolfo Teixeira Alves (Doutorando PPGSA/UFRJ), Daniela Petti (Doutoranda PPGAS/UFRJ), Ana Paula Rocha (Doutoranda PPGSA/UFRJ), Rodrigo Agueda (Doutorando IESP/UERJ), Jessica Ojana (Mestranda PPGSA/UFRJ), Julia Osthoff (Mestranda PPGSA/UFRJ), João Pedro Martins (Mestrando PPGSA/UFRJ), Igor Perrut (Mestrando PPGSA/UFRJ), Mayra Luíza Pinheiro da Silva (Mestranda PPGSA/UFRJ), Júlia Kovac (Mestranda PPGSA/UFRJ), Vivian Almeida (Mestranda PPGSA/UFRJ) e Fernanda Fernandes (Mestranda PPGSA/UFRJ). Os bolsistas de Iniciação Cientifica são: Igor Carvalho (Bacharelado em Ciências Sociais IFCS/UFRJ), Bianca Laurenzano (Licenciatura em Ciências Sociais IFCS/UFRJ), Sarah Nascimento (Licenciatura em Ciências Sociais IFCS/UFRJ) e Daniel do Carmo Sousa (Bacharelado em Ciências Sociais IFCS/UFRJ). Como pesquisadores associados: Professora Mariana Cavalcanti (IESP/UERJ), Professora Eugênia Motta (IESP/UERJ), Professor Fernando Rabossi (DAC/IFCS e PPGSA/UFRJ), Professor Michel Misse (DS/IFCS e PPGSA/UFRJ), Professor Bruno Cardoso (DS/IFCS e PPGSA/UFRJ), Professor Federico Neiburg (MN/UFRJ), Camila Pierobon (Pós Doc – IPP/CEBRAP), Thomas Cortado (Pós Doc – Unicamp), Professora Karina Kuschnir (DAC/IFCS e PPGSA/UFRJ) e Professora Roberta Guimarães (DAC/IFCS/UFRJ). ​

Algumas publicações[editar | editar código-fonte]

- Possíveis cidades pós-pandêmicas: Covid-19 e a passagem da cidade modernista à cidade "não-moderna"

Por Rodrigo Agueda

- A força de uma questão: Apresentação ao dossiê Sociabilidade Violenta: Novas Interpretações

Por Alexandre Werneck e Marcella Araujo

- Da resistência ao poder: Governos da vida, sofrimento social e a violência da remoção

Por Daniela Petti

- Apresentação ao dossiê Tempo, Espaço e Sociabilidades na Zona Oeste Carioca

Por Julia O’Donnell, Marcella Araujo e Thomas Cortado

Ciclo de Lives[editar | editar código-fonte]

Desde março deste ano, vivemos a pandemia de Covid-19, que escancarou nossas desigualdades sociais e urbanas. A recomendação das autoridades de saúde é o isolamento domiciliar e a testagem em massa da população. No Brasil, contudo, as diretrizes do governo federal vêm se chocando com as medidas adotadas por governos estaduais e municipais.


Enfrentando o novo coronavírus, a precariedade da infraestrutura de água e esgoto, o sucateamento do Sistema Único de Saúde, as demoras e incertezas dos auxílios emergenciais do governo federal e as operações policiais, na linha de frente, estão homens e mulheres moradores de favelas mobilizando redes. São eles que fazem levantamentos de casos de doentes, organizam doações de cestas básicas, dão esclarecimentos sobre os cuidados sanitários, manifestam-se contra a violência policial. São esses moradores e moradoras de favelas que fizeram parte da série de debates ao vivo “Favelas, pandemias e cidadanias”, um projeto conjunto da Universidade da Cidadania da UFRJ, do Urbano - Laboratório de Estudos da Cidade do IFCS/UFRJ e do Dicionário de Favelas Marielle Franco da Fiocruz.


Ver mais em: [pandemias e cidadanias (lives)].

Contato[editar | editar código-fonte]

E-mail: urbano.ufrj@gmail.com

Instagram: @urbano.ufrj

Youtube: Urbano UFRJ

Twitter: Urbano.UFRJ

Site institucional: http://urbanolab.net.br/

Podcast: Urbanidades - UrbanData - Brasil

Facebook: Urbano - Laboratório de Estudos da Cidade

Urbano – Laboratório de Estudos da Cidade Universidade Federal do Rio de Janeriro

Largo São Francisco de Paula, 1 – Centro Rio de Janeiro – RJ, 20051-070