Violência, Trabalho e Ilegalismos (Grupo de Pesquisa)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

O Grupo de Pesquisa Violência, Trabalho e Ilegalismos é sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e existe desde 2011, sendo vinculado ao Departamento de Políticas Públicas e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da universidade. É um grupo multidisciplinar, que incluí alunos de diversos cursos e de diversos momentos da formação. Coordenado pelo Professor Dr. Cláudio Roberto de Jesus, o grupo tem como objetivo produzir conhecimento teórico e empírico sobre os temas segurança pública, violência e suas articulações com o mundo do trabalho informal e formal, entendendo como essas refletem na ação do Estado no controle das dinâmicas ilegais nos espaços.  

Autora: Ana Clara Pereira Macedo

Linhas de Pesquisa[editar | editar código-fonte]

- Trabalho, Cidades e Ilegalismos

- Violência, Criminalidade e Segurança Pública

Coordenadores e Pesquisadores[editar | editar código-fonte]

Professores: Ana Patricia Dias Sales, Claudio Roberto de Jesus, Juliana Goncalves Melo, Rodrigo Figueiredo Suassuna e Thayane Silva Campos

Estudantes do Doutorado: Anailza Feitoza dos Santos Monteiro, Arnaldo Costa Gama e Isabela Bentes Abreu Teixeira.

Estudantes do Mestrado: Anna Elisa Alves Marques, Daniel Costa Martins, Ítalo Diego Veras de Medeiros, Marcello Uchoa Wanderley, Tainá Porto Cotrim e Virna Maria Benevides Alves.

Estudantes da Graduação: Elon Mafra de Carvalho Almeida, Felipe Diniz Soares Eugênio, Leônidas Teixeira de Carvalho Neto, Luisa Galvão Donati, Marcella Eduarda Vieira Freire, Sabrina Denielle Souza Medeiros, Taízia Tassia dos Santos e Wesner José da Silva Menezes.

Produções[editar | editar código-fonte]

DIAS, S. B. ; JESUS, C. R. . Cidade hostil. Revista GEOgrafias, v. 27, p. 26, 2020.

SUASSUNA, RODRIGO FIGUEIREDO ; JESUS, CLAUDIO ROBERTO DE . Análise das audiências de custódia realizadas no estado do Rio Grande do Norte, na Comarca de Natal. REVISTA BRASILEIRA DE SEGURANÇA PÚBLICA, v. 13, p. 193-214, 2019.

GAMA, A. C. ; JESUS, C. R. ; NASCIMENTO, A. G. O. . Dinâmica da Violência Homicida em Municípios da Fronteira e Divisa do Amazonas. Revista de Direito da Amazônia - Edição Especial - Seminário Internacional de Direito Militar e Direitos Humanos, v. 1, p. 178-188, 2020.

Debates com Pesquisadores do Grupo[editar | editar código-fonte]

Contatos[editar | editar código-fonte]

Website: Cidades contemporâneas (PROPESQ/UFRN)

Violência Trabalho Ilegalismos Violência Trabalho Ilegalismos no YouTube