Preparatório de Portas Abertas: mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
mSem resumo de edição
mSem resumo de edição
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 16h13min de 14 de junho de 2024

Evento anual promovido pelo Projeto Curso Preparatório para o Ensino Médio do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), localizado no Conjunto de Favelas da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, desde 2017. Foi pensado pela coordenação com o objetivo de sensibilizar os educadores e educandos para, juntos, repensarem as potencialidades do projeto.

Autoria: Mirian Fonseca

Sobre[editar | editar código-fonte]

A equipe e os jovens buscaram criar um espaço de convivência que permitisse experiências na relação com o outro e consigo mesmo. Além disso, o evento encorajou o trabalho em equipe de áreas do conhecimento distintas, criando-se assim um processo de interdisciplinaridade na produção de ações e atividades pelos educadores. Outro fator pertinente foi a forma encontrada para mostrar à comunidade o trabalho desenvolvido pelo Projeto Preparatório. O Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), localizado na Maré, abriu as portas da instituição para que pais, amigos, ex-alunos, vizinhos e parceiros pudessem vivenciar e prestigiar as criações desenvolvidas pelos adolescentes junto à equipe de educadores. O evento tem significativa importância pois proporciona aos educandos a possibilidade de criação e divulgação de suas produções, assim como promove o acesso à arte, cultura e educação produzida por favelados e para favelados.

Projeto Curso Preparatório para o Ensino Médio[editar | editar código-fonte]

O Projeto Curso Preparatório para o Ensino Médio é desenvolvido no CEASM desde 2000 e se insere em uma perspectiva global de educação. Para além dos conteúdos escolares, busca oferecer oportunidades que possam ampliar o capital simbólico-cultural dos jovens moradores das comunidades da Maré e, ao mesmo tempo, apresentar e/ou criar outras redes sociais. Redes que permitam aos adolescentes o acesso a novos produtos socioculturais, como o acesso ao Ensino Médio em Instituições de Educação Pública com qualidade reconhecida.

Fonte: Site do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré. Saiba mais aqui.

Ver também[editar | editar código-fonte]