Preparatório de Portas Abertas: mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
(Criou página com 'Evento anual promovido pelo Projeto Curso Preparatório para o Ensino Médio do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) desde 2017. Foi pensado pela coordenação com o objetivo de sensibilizar os educadores e educandos para, juntos, repensarem as potencialidades do projeto. Então a equipe e os jovens buscaram criar um espaço de convivência que permitisse experiências na relação com o outro e consigo mesmo. Além disso, o evento encorajou o tra...')
 
mSem resumo de edição
 
(Uma revisão intermediária pelo mesmo usuário não está sendo mostrada)
Linha 1: Linha 1:
Evento anual promovido pelo Projeto Curso Preparatório para o Ensino Médio do [[Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré]] (CEASM) desde 2017. Foi pensado pela coordenação com o objetivo de sensibilizar os educadores e educandos para, juntos, repensarem as potencialidades do projeto. Então a equipe e os jovens buscaram criar um espaço de convivência que permitisse experiências na relação com o outro e consigo mesmo. Além disso, o evento encorajou o trabalho em equipe de áreas do conhecimento distintas, criando-se assim um processo de interdisciplinaridade na produção de ações e atividades pelos educadores. Outro fator pertinente foi a forma encontrada para mostrar à comunidade o trabalho desenvolvido pelo Projeto Preparatório. O CEASM abriu as portas da instituição para que pais, amigos, ex-alunos, vizinhos e parceiros pudessem vivenciar e prestigiar as criações desenvolvidas pelos adolescentes junto à equipe de educadores. O evento tem significativa importância pois proporciona aos educandos a possibilidade de criação e divulgação de suas produções, assim como promove o acesso à arte, cultura e educação produzida por favelados e para favelados.
Evento anual promovido pelo Projeto Curso Preparatório para o Ensino Médio do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), localizado no Conjunto de Favelas da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, desde 2017. Foi pensado pela coordenação com o objetivo de sensibilizar os educadores e educandos para, juntos, repensarem as potencialidades do projeto.  
Autoria: Mirian Fonseca
 
==Sobre==
A equipe e os jovens buscaram criar um espaço de convivência que permitisse experiências na relação com o outro e consigo mesmo. Além disso, o evento encorajou o trabalho em equipe de áreas do conhecimento distintas, criando-se assim um processo de interdisciplinaridade na produção de ações e atividades pelos educadores. Outro fator pertinente foi a forma encontrada para mostrar à comunidade o trabalho desenvolvido pelo Projeto Preparatório. O [[Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré]] (CEASM), localizado na [[Complexo da Maré|Maré]], abriu as portas da instituição para que pais, amigos, ex-alunos, vizinhos e parceiros pudessem vivenciar e prestigiar as criações desenvolvidas pelos adolescentes junto à equipe de educadores. O evento tem significativa importância pois proporciona aos educandos a possibilidade de criação e divulgação de suas produções, assim como promove o acesso à [[Novas formas de fazer arte, cultura e comunicação nas favelas (livro)|arte]], [[Sociabilidade e Cultura - Eixo de análise|cultura]] e [[:Categoria:Temática - Educação|educação]] produzida por favelados e para favelados.
 
==Projeto Curso Preparatório para o Ensino Médio==
<blockquote>O Projeto Curso Preparatório para o Ensino Médio é desenvolvido no CEASM desde 2000 e se insere em uma perspectiva global de educação. Para além dos conteúdos escolares, busca oferecer oportunidades que possam ampliar o capital simbólico-cultural dos jovens moradores das comunidades da Maré e, ao mesmo tempo, apresentar e/ou criar outras redes sociais. Redes que permitam aos adolescentes o acesso a novos produtos socioculturais, como o acesso ao Ensino Médio em Instituições de Educação Pública com qualidade reconhecida. </blockquote>Fonte: Site do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré. Saiba mais [https://www.ceasm.org.br/preparatorio aqui.]
 
==Ver também==
 
*[[Pré-vestibulares populares no Rio de Janeiro]]
*[[Pré vestibular popular - episódio 20 (programa)]]
 
*[[Direito à educação em favelas e periferias (live)]]
 
[[Categoria:Temática - Educação]]
[[Categoria:Temática - Cultura]]
[[Categoria:Pré-vestibulares Comunitários]]
[[Categoria:Eventos]]
[[Categoria:Conjunto de Favelas da Maré]]
[[Categoria:Rio de Janeiro]]

Edição atual tal como às 16h13min de 14 de junho de 2024

Evento anual promovido pelo Projeto Curso Preparatório para o Ensino Médio do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), localizado no Conjunto de Favelas da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, desde 2017. Foi pensado pela coordenação com o objetivo de sensibilizar os educadores e educandos para, juntos, repensarem as potencialidades do projeto.

Autoria: Mirian Fonseca

Sobre[editar | editar código-fonte]

A equipe e os jovens buscaram criar um espaço de convivência que permitisse experiências na relação com o outro e consigo mesmo. Além disso, o evento encorajou o trabalho em equipe de áreas do conhecimento distintas, criando-se assim um processo de interdisciplinaridade na produção de ações e atividades pelos educadores. Outro fator pertinente foi a forma encontrada para mostrar à comunidade o trabalho desenvolvido pelo Projeto Preparatório. O Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), localizado na Maré, abriu as portas da instituição para que pais, amigos, ex-alunos, vizinhos e parceiros pudessem vivenciar e prestigiar as criações desenvolvidas pelos adolescentes junto à equipe de educadores. O evento tem significativa importância pois proporciona aos educandos a possibilidade de criação e divulgação de suas produções, assim como promove o acesso à arte, cultura e educação produzida por favelados e para favelados.

Projeto Curso Preparatório para o Ensino Médio[editar | editar código-fonte]

O Projeto Curso Preparatório para o Ensino Médio é desenvolvido no CEASM desde 2000 e se insere em uma perspectiva global de educação. Para além dos conteúdos escolares, busca oferecer oportunidades que possam ampliar o capital simbólico-cultural dos jovens moradores das comunidades da Maré e, ao mesmo tempo, apresentar e/ou criar outras redes sociais. Redes que permitam aos adolescentes o acesso a novos produtos socioculturais, como o acesso ao Ensino Médio em Instituições de Educação Pública com qualidade reconhecida.

Fonte: Site do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré. Saiba mais aqui.

Ver também[editar | editar código-fonte]