Vila Planalto (Brasília): mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
m (Kita Pedroza moveu Vila Planalto (Brasíia) para Vila Planalto (Brasília): erro ortográfico)
(resumo, correções ortográficas, autoria, formatação, interlinks, hiperlinks, categorias, palavras-chave, ver também)
 
Linha 1: Linha 1:
Localizada no Plano Piloto de Brasília, muito próximo ao Palácio do Alvorada, a Vila Planalto é uma comunidade remanescente dos trabalhadores que ergueram a capital. Durante a construção da cidade, entre 1957 e 1960, milhares de operários e seus familiares chegaram a região em busca de oportunidades geradas pela empreitada. Muitos alojavam-se em acampamentos provisórios próximos as obras, como o caso da [[Vila Amaury (Brasília)|Vila Amaury]], localizada onde hoje está o lago artificial Paranoá.
A Vila Planalto é uma comunidade situada na região administrativa do Plano Piloto, no Distrito Federal, que fica entre o Palácio do Planalto e o Palácio da Alvorada.
Autoria: Gustavo Hvenegaard


A Vila Planalto é um caso de excessão de comunidade que não foi removida com a inauguração da cidade, que ocorreu em 21 de abril de 1960. Fruto da mobilização dos moradores, a vila foi tombada em 1988 e hoje é um importante polo gastrônomico e patrimonial dos primórdios da cidade, com cerca de 7 mil moradores.
==Sobre==
Localizada no Plano Piloto de Brasília, muito próxima ao Palácio do Alvorada, a Vila Planalto é uma comunidade remanescente dos trabalhadores que ergueram a capital. Durante a construção da cidade, entre 1957 e 1960, milhares de operários e seus familiares chegaram a região em busca de oportunidades geradas pela empreitada. Muitos alojavam-se em acampamentos provisórios próximos as obras, como o caso da [[Vila Amaury (Brasília)|Vila Amaury]], localizada onde hoje está o lago artificial Paranoá.
 
A Vila Planalto é um caso de exceção de comunidade que não foi [[Transformações Urbanas e Remoções de Favelas|removida]] com a inauguração da cidade, que ocorreu em 21 de abril de 1960. Fruto da mobilização dos moradores, a vila foi tombada em 1988 e hoje é um importante polo gastronômico e [[Territórios periféricos como patrimônio cultural|patrimonial]] dos primórdios da cidade, com cerca de 7 mil moradores.
 
== Ligações externas ==
[https://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_Planalto Vila Planalto]
 
==Ver também==
 
*[[Vila Amaury (Brasília)]]
 
*[[Maiores favelas do Brasil]]
 
[[Categoria:Temática - Favelas e Periferias]]
[[Categoria:Resistências]]
[[Categoria:Remoções]]
[[Categoria:Operários]]
[[Categoria:Capital]]
[[Categoria:Distrito Federal]]
[[Categoria:Brasília]]

Edição atual tal como às 20h00min de 10 de julho de 2024

A Vila Planalto é uma comunidade situada na região administrativa do Plano Piloto, no Distrito Federal, que fica entre o Palácio do Planalto e o Palácio da Alvorada.

Autoria: Gustavo Hvenegaard

Sobre[editar | editar código-fonte]

Localizada no Plano Piloto de Brasília, muito próxima ao Palácio do Alvorada, a Vila Planalto é uma comunidade remanescente dos trabalhadores que ergueram a capital. Durante a construção da cidade, entre 1957 e 1960, milhares de operários e seus familiares chegaram a região em busca de oportunidades geradas pela empreitada. Muitos alojavam-se em acampamentos provisórios próximos as obras, como o caso da Vila Amaury, localizada onde hoje está o lago artificial Paranoá.

A Vila Planalto é um caso de exceção de comunidade que não foi removida com a inauguração da cidade, que ocorreu em 21 de abril de 1960. Fruto da mobilização dos moradores, a vila foi tombada em 1988 e hoje é um importante polo gastronômico e patrimonial dos primórdios da cidade, com cerca de 7 mil moradores.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Vila Planalto

Ver também[editar | editar código-fonte]