Prisões indevidas e inocentes encarcerados: mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
Cotidianamente pessoas negras e moradoras de favelas são criminalizadas no Rio de Janeiro. Em meio a diversas situações de racismo, a experiência prisional se torna uma preocupação iminenteprincipalmente para os homens negros, mesmo em situações em que nenhum crime foi cometido. Algumas tecnologias, como o reconhecimento facial, contribuiu para que diversas pessoas negras fossem presas de forma indevida nos últimos anos. Este verbete pretende apresentar alguns desses casos.
Cotidianamente pessoas negras e moradoras de favelas são criminalizadas no Rio de Janeiro. Em meio a diversas situações de racismo, a experiência prisional se torna uma preocupação iminente - principalmente para os homens negros - mesmo em situações que nenhum crime tenha sido  cometido. Nos últimos anos algumas tecnologias, como o reconhecimento facial, contribuíram para que pessoas negras fossem presas de forma indevida. Este verbete pretende apresentar alguns desses casos.
  Autoria: Kharine Gil
  Autoria: Kharine Gil

Edição das 11h52min de 11 de julho de 2024

Cotidianamente pessoas negras e moradoras de favelas são criminalizadas no Rio de Janeiro. Em meio a diversas situações de racismo, a experiência prisional se torna uma preocupação iminente - principalmente para os homens negros - mesmo em situações que nenhum crime tenha sido cometido. Nos últimos anos algumas tecnologias, como o reconhecimento facial, contribuíram para que pessoas negras fossem presas de forma indevida. Este verbete pretende apresentar alguns desses casos.

Autoria: Kharine Gil