Caravana das Periferias

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 12h54min de 19 de agosto de 2024 por Flavia Candido (discussão | contribs)

A Caravana das Periferias é uma ação do Ministério das Cidades que visa a mobilização de agentes territoriais como associações, coletivos, grupos e agentes individuais que atuam em território periférico. A ação tem por objetivo conhecer e reconhecer agentes territoriais, integrando suas iniciativas às políticas públicas intersetoriais

Autoria: Equipe do Dicionário Marielle Franco a partir das Redes Oficiais [1]
Caravana das Periferias



Qual é o objetivo do projeto?

Ao longo dos últimos anos, em face da falta de políticas públicas para as periferias, surgiram diversos agentes territoriais. A Caravana tem por objetivo reconhecer esses agentes e realizar um diagnóstico dos temas que estão mais potentes na periferia, tais como projetos, iniciativas, atividades e coletivos.

Por onde a Caravana vai passar?

A Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, responsável por conduzir as agendas de pesquisa e aproximação das comunidades periféricas, já visitou nove estados e o Distrito Federal com a Caravana das Periferias. O lançamento oficial do projeto aconteceu no dia 13 de maio, no município de Belém, capital do Pará. No entanto, a caravana já percorreu periferias dos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

Como faço para participar da Caravana?

Acompanhe as agendas divulgadas nas redes sociais do MCid e saiba quando a Caravana das Periferias vai visitar a sua cidade.

Visita da Caravana em Algumas Favelas e Periferias do Brasil:

As visitas da Caravana das Periferias, promovida pela Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, iniciou suas atividades com um lançamento oficial em Belém, Pará, no dia 13 de maio. Desde então, a caravana tem realizado visitas estratégicas a várias favelas e periferias em nove estados brasileiros e no Distrito Federal, incluindo locais no Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Durante estas visitas, foram coletados dados e feitos levantamentos que ajudaram a traçar encaminhamentos para o desenvolvimento dessas localidades. Os encontros tiveram como objetivo principal entender as necessidades específicas das favelas e periferias visitadas e planejar ações que promovam melhorias significativas nas condições de vida nessas áreas.

Ver também

  1. Ministério das Cidades

Secretaria Nacional de Periferias

Mapa das Periferias