Poetas Vivxs (iniciativa cultural): mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
(Verbete sobre Poetas Vivxs, Porto Alegre)
(Sem diferença)

Edição das 15h33min de 26 de janeiro de 2022

Sobre

Integrantes do grupo Poetas Vivos.


Poetas Vivxs é uma iniciativa cultural, descrita pelo próprio grupo em seu Instagram, "afro centrada que carrega como fundamento a educação antirracista e a inclusão social buscando soluções para o enfrentamento da vulnerabilidade causada pelo sistema." Seus integrantes realizam diversas atividades relacionadas à educação, literatura e música, tais como: "eventos de escrita criativa, intervenções poéticas, slams em escolas, instituições, eventos culturais e festivais." Além disso, o grupo realiza produções audiovisuais e musicais que podem ser acessadas em plataformas de streaming e no youtube. O grupo visa, principalmente, o fomento à produção artística negra - enaltecendo as carreiras solos ou coletivas de seus participantes, bem como estimular o debate sobre raça na sociedade. Apesar da forte atuação em Porto Alegre (RS), o coletivo possui frentes de atuação nos estados do Acre, Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

História

O coletivo nasce em Porto Alegre, em 2018, após Felipe Deds e Agnes Mariá - ambos do Rio Grande do Sul - terem vencido o campeonato nacional de slam em duplas, realizado naquele mesmo ano na cidade de São Paulo. Inspirados pelo forte movimento de poetas na capital paulista, que viam nos slams e outros eventos culturais relacionados, sobretudo, ao Rap, uma forma de expor seus posicionamentos, ideais e relatos de experiências periféricas nos centros urbanos, Felipe e Agnes - em conjunto com Bruno Negão e Cristal Rocha - decidem formar o Poetas Vivos na capital gaúcha. O grupo passou por algumas formulações até chegar no formato atual. Seus poetas são Felipe Deds, DaNova, Pretana, Mika, Dickel e Natália Pagot, além do Dj do grupo, Ericsson, e a produtora cultural, Mariana Marmontel.


Produções

O grupo desenvolveu diversas músicas (que podem ser encontradas facilmente em plataformas de streaming) que catapultaram seus integrantes e a cena do Rap e do Slam em Porto Alegre para importantes espaços, chamando atenção da imprensa local e de outros artistas. Cristal, por exemplo, foi convidada a participar de um "feat" com o renomado rapper Djonga.