Instituto Rugby para Todos: mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
(Alterei a autoria.)
mSem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
{{#seo:
|title=Instituto Rugby para Todos - wikiFAVELAS
|keywords=rugby, esporte, RPT
|description=O projeto Rugby Para Todos (RPT), nasceu da inquietude dos amigos Mauricio Draghi e Fabricio Kobashi, apaixonados por Rugby viam no esporte uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano. Iniciaram um trabalho voluntário para ensinar a modalidade para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 18 anos em Paraisópolis, uma das maiores favelas da cidade de São Paulo.
|image=1605644800379.jpg
|image_alt=Instituto Rugby para Todos
|author=Vitor Martins
|citation_author=MARTINS, Vitor;
|site_name=wikiFAVELAS
|locale=pt_BR
|type=website
|modified_time={{REVISIONYEAR}}-{{REVISIONMONTH}}-{{REVISIONDAY2}}
}}
O [https://rugbyparatodos.org.br/ Instituto Rugby para Todos] é uma organização situada em São Paulo e Rio de Janeiro que buscar combater a desigualdade social através da prática de rugby, modalidade esportiva, com criança e adolescentes entre 6 e 18 anos de idade.
O [https://rugbyparatodos.org.br/ Instituto Rugby para Todos] é uma organização situada em São Paulo e Rio de Janeiro que buscar combater a desigualdade social através da prática de rugby, modalidade esportiva, com criança e adolescentes entre 6 e 18 anos de idade.
  Autoria: informações retiradas do site oficial da organização.
  Autoria: informações retiradas do site oficial da organização.

Edição das 11h10min de 18 de julho de 2023

 O Instituto Rugby para Todos é uma organização situada em São Paulo e Rio de Janeiro que buscar combater a desigualdade social através da prática de rugby, modalidade esportiva, com criança e adolescentes entre 6 e 18 anos de idade.

Autoria: informações retiradas do site oficial da organização.

Sobre

Logomarca do Instituto Rugby para Todos.

O projeto Rugby Para Todos (RPT), nasceu da inquietude dos amigos Mauricio Draghi e Fabricio Kobashi, apaixonados por Rugby viam no esporte uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano. Iniciaram um trabalho voluntário para ensinar a modalidade para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 18 anos em Paraisópolis, uma das maiores favelas da cidade de São Paulo.

Desde 2004, o RPT vem transformando o futuro destes jovens e do seu entorno. Criou-se uma metodologia própria e foi o pioneiro na utilização do Rugby como um meio para viabilizar o desenvolvimento do jovem, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mercado de trabalho, ampliando a geração de oportunidades e empoderamento dos indivíduos, abordando temas como a formação profissional, a igualdade de gênero, a educação, entre outros.

Um dos grandes diferenciais do Instituto é fazer um trabalho de forma multidisciplinar, atendendo, aproximadamente, 300 beneficiados todos os anos, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A metodologia do Instituto RPT desenvolve as competências individuais e sociais entre os educandos, baseada nos ODS e os 5Ps da ONU (Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias).

Equipe multidisciplinar, conta com jogadores e técnicos de Rugby, profissional de educação física, pedagogo, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista e assistentes social.

O projeto busca apoiar a redução de situações de exclusão social a que estão submetidas crianças e adolescentes nos territórios de atuação do Rugby Para Todos, contribuindo não apenas para o enfrentamento destas situações, mas também promovendo a garantia de direitos, implementando plano de ação social efetivo, incentivando os educandos a assumirem o protagonismo em seus territórios.

Durante sua jornada, a organização recebeu diversos prêmios pelos trabalhos desenvolvidos, entre eles: o 'Prêmio "Melhores ONGs 2022"', do Instituto Doar, Instituto 'O mundo que queremos' e 'Ambev VOA'; o Prêmio "Desenvolvimento 2022", da Su-Prefeitura de Santo Amaro; o 'Prêmio "Falcão Captação 2021"', da Gerando Falcões; o Prêmio Esporte e Cidadania 2006 e 2008, da Prefeitura de São Paulo; o Troféu Brasil Rugby 2013 - Melhor Projeto Social de 2012, da Confederação Brasileira de Rugby - CBRu; o São José Polo Awards em 2012; e o Troféu Brasil Rugby 2017 - Prêmio: “Apoiador do Rugby Brasileiro”, da Confederação Brasileira de Rugby - CBRu.

Serviços

O instituto oferece meios para capacitar pessoas a enfrentar desafios, desenvolver ideias, inovar e gerar impactos positivos. Além disso, busca instigar o pensamento crítico, articulamos saberes, formamos líderes e cidadãos mais critícos e conscientes com o seu entorno.

Com a metodologia e experiência adquirida em todos estes anos, podem ajudar indivíduos, grupo de pessoas, e organizações de diversas formas.

Clínica de Rugby

O Instituto Rugby para Todos desenvolveu uma metodologia inovadora e exclusiva para ensinar rugby e desenvolver pessoas. Com o objetivo de ensinar às crianças e adolescentes, os valores (respeito, lealdade, paixão...), as regras e as jogadas deste esporte que vem conquistando os jovens no Brasil.

Podem participar, crianças com idade entre 6 e 10 anos, adolescentes com idade entre 11 e 15 anos e jovens com 16 à 18 anos, além de adultos que queiram vivenciar a metodologia do Instituto Rugby para Todos.

Team Building

O Rugby para Todos Experience é uma atividade INOVADORA conduzida por um coach e jogador de Rugby do projeto Rugby Para Todos. A ideia do Rugby para Todos Experience é proporcionar aos participantes uma EXPERIÊNCIA inesquecível, na teoria e na prática, com esta modalidade apontada como um dos esportes mais COLETIVOS entre todos.

Esta atividade tem como objetivo Intensificar os VALORES do Rugby no comportamento dos funcionários, utilizando o ESPORTE como ferramenta para o desenvolvimento pessoal.

Intercâmbio Social

Este projeto do Instituto RPT tem como objetivo oferecer uma experiência de intercâmbio em parcerias com outros clubes de rugby, em 05 países diferentes, para as Leoas e os Leões de Paraisópolis compartilharem experiências sociais, culturais, esportivas, gastronômicas e, tudo isso, utilizando o RUGBY como elemento de integração e ferramenta de transformação.

O público-alvo são jovens de 16 a 25 anos provenientes de escolas PÚBLICAS (prioritariamente) e/ou situação de vulnerabilidade social.

Vídeos sobre o Instituto

Redes Sociais

Instagram

Facebook

Youtube