LAMOV: mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Sem resumo de edição
(Revisão necessária)
 
(2 revisões intermediárias por um outro usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
=== '''HISTÓRICO''' ===
O [[:Categoria:Pesquisa acadêmica|Laboratório de estudos]] sobre ação coletiva, [[:Categoria:Movimentos sociais|movimentos]] e [[:Categoria:Violência|violência]] iniciou suas atividades no segundo semestre de 2019 e é vinculado ao Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O laboratório tem como objetivo estabelecer um debate que relacione violência e movimentos sociais, pensando ativismos, militância, política de drogas, sistema penitenciário e criminalidade de forma mais ampla.
O Laboratório de estudos sobre ação coletiva, movimentos e violência iniciou suas atividades no segundo semestre de 2019 e é vinculado ao Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O laboratório tem como objetivo estabelecer um debate que relacione violência e movimentos sociais, pensanfo ativismos, militância, política de drogas, sistema penitenciário e criminalidade de forma mais ampla.
Autora: [https://wikifavelas.com.br/index.php/Usu%C3%A1rio:Giovanna%20Lucio%20Monteiro Giovanna Lucio Monteiro]


=== '''LINHAS DE PESQUISA''' ===
=== '''LINHAS DE PESQUISA''' ===
Linha 52: Linha 52:


Novos caminhos dos movimentos sociais
Novos caminhos dos movimentos sociais
 
{{#evu:https://www.youtube.com/watch?v=8TnfOycMajY}}
https://www.youtube.com/watch?v=8TnfOycMajY


=== CONTATOS ===
=== CONTATOS ===
Site: https://wp.ufpel.edu.br/crimeacoescoletivas/
Site: https://wp.ufpel.edu.br/crimeacoescoletivas/
[[Categoria:Temática - Pesquisas]]
[[Categoria:Movimentos sociais]]
[[Categoria:Universidades]]
[[Categoria:Violências]]
[[Categoria:Criminalidade]]
[[Categoria:Pelotas]]
[[Categoria:Rio Grande do Sul]]

Edição atual tal como às 17h36min de 21 de agosto de 2023

O Laboratório de estudos sobre ação coletiva, movimentos e violência iniciou suas atividades no segundo semestre de 2019 e é vinculado ao Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O laboratório tem como objetivo estabelecer um debate que relacione violência e movimentos sociais, pensando ativismos, militância, política de drogas, sistema penitenciário e criminalidade de forma mais ampla.

Autora: Giovanna Lucio Monteiro

LINHAS DE PESQUISA[editar | editar código-fonte]

  • Criminalidade, violência urbana e efeitos da Guerra às Drogas
  • Facções prisionais, sistema penitenciário e política de drogas
  • Movimentos sociais, ativismos e militâncias

COORDENADORES E PESQUISADORES[editar | editar código-fonte]

Professores: Simone da Silva Ribeiro Gomes; Fernando Luz Brancoli; Rafael Rezende; Livio Silvio de Oliveira

Estudantes de Doutorado: Carolina Freitas de Oliveira Silva; Eduardo Pinheiro Urrutia; Jiulia Estela Heling; Lara Sartorio Gonçalves; Catalina Maria Tabares Ochoa; Pierri Araujo Porciuncula; Matheus Lira Bento

Estudantes de Mestrado: Cintia Aires; Sandro Adams; Bruna Damasceno Mota Uchoa; Pedro Henrique Silva de Oliveira: Lucas Fernandes Tavares; Simone Terezinha Gonçalves Nunes; Katia dos Santos Pereira; Antonio Lourence Kila de Queiroz; Henrique Jeske

Estudantes de Graduação: Mariana dos Santos Escobar; Laura Toni Bregolin; Julia Muller Pereira

PRODUÇÕES[editar | editar código-fonte]

  • Simone da Silva Ribeiro Gomes

GOMES, SIMONE DA SILVA RIBEIRO. A cultura como alternativa: uma aproximação a partir de sociabilidades militantes na Zona Oeste do Rio de Janeiro. DILEMAS: REVISTA DE ESTUDOS DE CONFLITO E CONTROLE SOCIAL, v. 13, p. 57-76, 2020.

DA SILVA RIBEIRO GOMES, SIMONE. Da ação coletiva ao crime: repertórios de movimentos sociais e facções prisionais. REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA, v. 7, p. 184-200, 2019.

GOMES, SIMONE DA SILVA RIBEIRO; URRUTIA, Eduardo . Agora a cadeia pesou: aportes sobre os movimentos da Covid-19 no sistema prisional brasileiro. Sociedade e Cultura , v. 24, p. 1-29, 2021.

GOMES, S. S. R.; TANSCHEIT, T. S. T. . Authoritarian Neoliberalism and Gender Based Violence: notes on the Covid-19 pandemic in Brazil. IPED Journal, v. 7, p. 1-19, 2021.

  • Fernando Brancoli

BRANCOLI, F.L.. A New Security Dilemma: Plan Colombia and the Use of Private Military Companies in South America. Horizonte - London School of Economics/Ideas, v. 2, p. 1-1, 2010.

BRANCOLI, F.L.. Indústrias Militares Privadas, Plano Colômbia e Repercussões no Monopólio Estatal do uso da Força na América do Sul no Pós-Guerra Fria. Conjuntura Austral, v. 2, p. 1, 2010.

  • Rafael Rezende

REZENDE, Rafael.. Pueblo y hegemonia en el Brasil golpeado. Revista Política Latinoamericana, v. 5, p. 129-138, 2017.

REZENDE, Rafael.. Jair Bolsonaro, populismo de derecha y fin de ciclo político. Revista Política Latinoamericana, v. 7, p. 32-47, 2018. Livio Silvio de Oliveira SILVA DE OLIVEIRA, L.. Segurança pública no Brasil: uma questão de cidadania (?). O PÚBLICO E O PRIVADO, v. 24, p. 153-175, 2014.

  • Livio Silvio de Oliveira

SILVA DE OLIVEIRA, L.. Os invisíveis, os cidadãos e as ruas de Porto Alegre: análise do processo dialético das manifestações de massa e a relação entre o Estado democrático e o acesso à justiça no Brasil. Revista Portuguesa de Ciência Política, v. 5, p. 121-144, 2015. SILVA DE OLIVEIRA, L.. Os Territórios de Paz e a perspectiva de uma Segurança Cidadã no Brasil. Latinidade (Rio de Janeiro), v. 6, p. 119-139, 2015.

EVENTOS[editar | editar código-fonte]

Novos caminhos dos movimentos sociais

CONTATOS[editar | editar código-fonte]

Site: https://wp.ufpel.edu.br/crimeacoescoletivas/