Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa - AS-PTA: mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
mSem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(Uma revisão intermediária pelo mesmo usuário não está sendo mostrada)
Linha 13: Linha 13:
}}
}}
A [https://aspta.org.br/ AS-PTA Agricultura Familiar] e Agroecologia é uma associação de direito civil sem fins lucrativos que, desde 1983, atua para o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção do desenvolvimento rural sustentável no Brasil.
A [https://aspta.org.br/ AS-PTA Agricultura Familiar] e Agroecologia é uma associação de direito civil sem fins lucrativos que, desde 1983, atua para o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção do desenvolvimento rural sustentável no Brasil.
  Autoria: informações retiradas do site oficial da associação.
  Autoria: Informações do verbete reproduzidas pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco a partir de outras fontes.


== Sobre ==
== Sobre ==
Linha 110: Linha 110:


[https://www.youtube.com/channel/UCfRvRTdz58FkPVese6OzQmA Youtube]
[https://www.youtube.com/channel/UCfRvRTdz58FkPVese6OzQmA Youtube]
== Notas e referências ==
Informações retiradas do site oficial da associação.
[[Categoria:Temática - Economia e Mercado]]
[[Categoria:Temática - Economia e Mercado]]
[[Categoria:Agroecologia]]
[[Categoria:Agroecologia]]
[[Categoria:Agricultura familiar]]
[[Categoria:Agricultura familiar]]
[[Categoria:Economia]]
[[Categoria:Economia]]
[[Categoria:Meio ambiente]]

Edição atual tal como às 17h17min de 29 de fevereiro de 2024

 A AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia é uma associação de direito civil sem fins lucrativos que, desde 1983, atua para o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção do desenvolvimento rural sustentável no Brasil.

Autoria: Informações do verbete reproduzidas pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco a partir de outras fontes.

Sobre[editar | editar código-fonte]

Logomarca do grupo.

A AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia é uma associação de direito civil sem fins lucrativos que, desde 1983, atua para o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção do desenvolvimento rural sustentável no Brasil. A experiência acumulada pela entidade ao longo desses anos permitiu comprovar a contribuição do enfoque agroecológico para o enfrentamento dos grandes desafios da sustentabilidade agrícola pelas famílias agricultoras. A AS-PTA participou da constituição e atua em diversas redes da sociedade civil voltadas para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Ao mesmo tempo em que constituem espaços de aprendizado coletivo, essas redes proporcionam ações articuladas de organizações e movimentos da sociedade para influenciar elaboração, implantação e monitoramento de políticas públicas.

O AS-PTA possui três sedes, sendo elas:

Rio de Janeiro

Rua das Palmeiras, 90 – Botafogo

CEP: 22.270-070 – Rio de Janeiro – RJ

tel. 21 2253 8317

fax 21 2233 8363

email: aspta@aspta.org.br

Paraíba

Centro Agroecológico São Miguel

Rodovia BR 104, Km 06 s/n

Caixa Postal 33

CEP: 58.135-000

Esperança – PB

tel. 83 3361 9040/41

email: asptapb@aspta.org.br

Paraná

Rua Sete de Abril, 949 – sobreloja

CEP: 84130-000

Palmeira – PR

tel. 42 3252 7290 | 3252 1701

email: asptapr@aspta.org.br

Programas[editar | editar código-fonte]

Programas desenvolvidos pelo grupo:

Programa Paraná[editar | editar código-fonte]

Programa Paraná, desenvolvido pelo AS-PTA.

O Programa de Desenvolvimento Local da Região do Contestado foi inaugurado em 1994 em 3 municípios da região, tendo posteriormente ampliado sua escala de abrangência para outros 16 municípios localizados no Centro Sul do Paraná e Planalto Norte de Santa Catarina. O programa é executado em cooperação com Sindicatos de Trabalhadores Rurais, associações comunitárias e grupos informais da agricultura familiar. Mantém igualmente relações de cooperação com instituições de ensino e pesquisa como a Epagri, o Iapar, a Embrapa, a Floresta Nacional de Três Barras/Ibama, a Universidade do Vale do Iguaçu e a Universidade do Contestado.

O programa tem atuado na promoção de processos de inovação agroecológica em torno a vários temas relacionados à produção agrícola e pecuária, com destaque para o resgate da agrobiodiversidade, manejo agroflorestal, conservação dos solos e acesso aos mercados. As ações beneficiam diretamente 3.000 famílias

da região.

Além da intervenção local, atua no fomento e animação de redes da sociedade civil participando ativamente da Rede Ecovida de Agroecologia e do Grupo de Trabalho sobre Agroecologia do Território da Cidadania do Planalto Norte Catarinense. Através destes diferentes espaços o Programa Local está inserido nos

debates sobre formulação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento rural da região. Desde sua inauguração, o programa já executou vários projetos em parceria com diferentes agências de cooperação internacional e órgãos oficiais de fomento ao desenvolvimento rural e à conservação da

biodiversidade. O Programa do Contestado vem sendo reconhecido nacional e internacionalmente como referência para a promoção da sustentabilidade da agricultura familiar, em particular no tema da conservação da biodiversidade.

Programa de Agricultura Urbana[editar | editar código-fonte]

Programa de Agricultura Urbana desenvolvido pelo AS-PTA.

O Programa de Agricultura Urbana foi inaugurado em 1999 na zona oeste do município do Rio de Janeiro. Em parceria com grupos informais de agricultores urbanos, agentes de saúde e agentes da Pastoral da Criança, o programa estimula o aproveitamento de pequenos espaços em comunidades dentro da cidade para o cultivo de alimentos, plantas medicinais e criações de animais, sob um enfoque agroecológico. O trabalho é desenvolvido a partir do reconhecimento e da valorização das experiências espontâneas e dos conhecimentos dos moradores, da facilitação do acesso aos conhecimentos técnicos apropriados, do incentivo à experimentação, bem como do apoio a variadas formas de organização local.

Mais recentemente, o Programa inaugura uma nova ação de agricultura periurbana na região metropolitana do Rio de Janeiro: Nova Iguaçu, Queimados, Magé, além da cidade do Rio de Janeiro. Com o objetivo de ampliar as oportunidades de ocupação econômica e de geração de renda de agricultores familiares periurbanos, o programa vem estreitando parcerias locais com Univerde, Coopagé, CPT e a Rede Carioca de Agricultura Urbana. E mantém ainda parcerias com instituições de ensino e pesquisa como a Embrapa, UFRRJ, UFF.

O Programa de Agricultura Urbana atua ativamente no fomento e animação da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), uma rede de organizações da sociedade civil e órgãos públicos voltada à promoção da agroecologia no estado. Integra a Rede Aguila (Rede Latino-americana de Agricultura Urbana).

Programa Paraíba[editar | editar código-fonte]

Programa Paraíba desenvolvido pelo AS-PTA.

O Programa de Desenvolvimento Local do Agreste da Paraíba concentra sua ação em 15 municípios compreendidos pela área de abrangência do Polo Sindical e das Organizações da Agricultura Familiar da Borborema. A estratégia do programa está orientada para apoiar o aprimoramento das

capacidades técnicas, metodológicas, sócio-organizativas e políticas das organizações vinculadas ao Polo para que formulem, defendam e executem um projeto de desenvolvimento rural na região baseado nos princípios da sustentabilidade socioambiental por meio da agroecologia. O Polo

da Borborema é formado por uma rede de 15 sindicatos de trabalhadoras e trabalhadores ruais (STRs), aproximadamente 150 associações comunitárias e uma organização regional de agricultores ecológicos.

Organizado em diferentes áreas temáticas – recursos hídricos, agrobiodiversidade, criação animal, saúde e alimentação, cultivos ecológicos, comercialização – o Programa assessora redes de inovação agroecológica que articulam mais de cinco mil famílias agricultoras do Território da Borborema.

Além das atividades desenvolvidas na região do agreste paraibano, a AS-PTA está empenhada em fomentar relações de intercâmbio com outras organizações, redes e movimentos do campo agroecológico em outras regiões do estado da Paraíba e do semiárido brasileiro. Para isso mantém participação ativa na construção da Articulação do Semi-árido Paraibano (ASA-PB) e e da Articulação no Semi-árido Brasileiro (ASA Brasil).

Vídeo sobre o AS-PTA[editar | editar código-fonte]

Redes Sociais[editar | editar código-fonte]

Instagram

Facebook

Youtube

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Informações retiradas do site oficial da associação.