História da Rocinha: mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(10 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 8: Linha 8:


== Sobre ==
== Sobre ==
A Rocinha começou a se formar na década de 1930, quando trabalhadores rurais e migrantes de outras regiões do Brasil se estabeleceram na área em busca de melhores oportunidades. Inicialmente, as moradias eram construídas de forma precária, com materiais improvisados, e a comunidade cresceu de maneira desordenada.
A Rocinha começou a se formar na década de 1930, quando trabalhadores rurais e migrantes de outras regiões do Brasil se estabeleceram na área em busca de melhores oportunidades. Inicialmente, as moradias eram construídas de forma precária, com materiais improvisados, e a comunidade cresceu de maneira desordenada <ref>https://falaroca.com/8-fotos-rocinha-100-anos-nostalgia</ref>.
== Desenvolvimento e Urbanização ==
Ao longo das décadas, a Rocinha passou por um processo de urbanização e desenvolvimento. Na década de 1970, a favela começou a receber investimentos em infraestrutura, como a instalação de redes de água e eletricidade. A construção de escolas, postos de saúde e centros comunitários também contribuiu para a melhoria das condições de vida dos moradores<ref>https://falaroca.com/8-fotos-rocinha-100-anos-nostalgia</ref>.
 


== Desenvolvimento e Urbanização ==
Ao longo das décadas, a Rocinha passou por um processo de urbanização e desenvolvimento. Na década de 1970, a favela começou a receber investimentos em infraestrutura, como a instalação de redes de água e eletricidade. A construção de escolas, postos de saúde e centros comunitários também contribuiu para a melhoria das condições de vida dos moradores.




Linha 29: Linha 30:


<ref>https://memoriarocinha.com.br/en/</ref>
<ref>https://memoriarocinha.com.br/en/</ref>
<ref>https://falaroca.com/8-fotos-rocinha-100-anos-nostalgia/</ref>
<ref>https://acervo.oglobo.globo.com/incoming/21866570-c01-adc/imagemVerticalFotogaleria/rocinha.jpg</ref>
<ref>https://acervo.oglobo.globo.com/incoming/21866570-c01-adc/imagemVerticalFotogaleria/rocinha.jpg</ref>
<ref>https://ogimg.infoglobo.com.br/in/17463691-306-0ff/FT1086A/620x372xe1-80.jpg.pagespeed.ic.p7luhJdpXm.jpg</ref>
<ref>https://ogimg.infoglobo.com.br/in/17463691-306-0ff/FT1086A/620x372xe1-80.jpg.pagespeed.ic.p7luhJdpXm.jpg</ref>
<references />

Edição atual tal como às 12h42min de 17 de março de 2025


São Conrado e Pedra da Gávea, vista da autoestrada Lagoa-Barra. Foto: Augusto Malta (1924) (acervo IMS)
Paisagem. Parte baixa da favela com a praia de São Conrado ao fundo. Foto de Luís Alberto Pena.07/12/1972.Agência O Globo.

A Favela da Rocinha, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das maiores e mais conhecidas favelas do Brasil. Este verbete explora a história da Rocinha, desde suas origens até os dias atuais, destacando os principais eventos e transformações que marcaram a comunidade.

Autoria: Cintia Fernanda Ferreira dos Santos.

Sobre[editar | editar código-fonte]

A Rocinha começou a se formar na década de 1930, quando trabalhadores rurais e migrantes de outras regiões do Brasil se estabeleceram na área em busca de melhores oportunidades. Inicialmente, as moradias eram construídas de forma precária, com materiais improvisados, e a comunidade cresceu de maneira desordenada [1].

Desenvolvimento e Urbanização[editar | editar código-fonte]

Ao longo das décadas, a Rocinha passou por um processo de urbanização e desenvolvimento. Na década de 1970, a favela começou a receber investimentos em infraestrutura, como a instalação de redes de água e eletricidade. A construção de escolas, postos de saúde e centros comunitários também contribuiu para a melhoria das condições de vida dos moradores[2].










[3] [4] [5]

Notas e referências