Dona Bernadeth ou Tia Bernadeth: mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
(Criou página com '   Autora: Katia Helena Manhães , CAC Machado de Assis DONA BERNADETE- A TIA BERNADETE Moradora de um barraco de madeira no Morro da Providência,iniciou sua formaç...')
 
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
 


Autora: Katia Helena Manhães , CAC Machado de Assis
Autora: Katia Helena Manhães , CAC Machado de Assis


DONA BERNADETE- A TIA BERNADETE
= Dona Bernadete - A tia Bernadete =


Moradora de um barraco de madeira no Morro da Providência,iniciou sua formação&nbsp; no Colégio de Freias da Gamboa, depois estudou no Col0égio Pedro II e fez formação de professores, formada em letras, era poliglota. Atuava como professora de português em dois municípios do Rio de janeiro, atuou na Escola Municipal Francisco Benjamin Gallotti (1988), localizada dentro dos Conjuntos dos Portuários na região central do Rio de Janeiro. Começou sua trajetória de levar educação e cultura para os alunos que estudavam na Escola Municipal Francisco Benjamin Gallotti, além da escola ela os levava para sua casa no morro da providencia (buraco quente) para dar-lhes aulas de reforço escolar. Tempos depois uma colega de trabalho ofereceu-lhe o apartamento para que dessem aulas de reforço escolar para aqueles alunos.Toda sua vida foi marcada pelo amor em lecionar, nessa época ela também atuava como professora de catecismo na Paróquia Santo Cristo dos Milagres, onde era paroquiana.&nbsp; Aproximadamente no final da década de 1980 para 1990, tornou-se diretora da Escola Municipal Francisco Benjamin Gallotti, desempenhando seu papel como educadora e ficou até 27/03/2013 quando se aposentou. Mulher, negra, acadêmica, professora e diretora escolar, que após o falecimento do seu esposo, terminou de criar seus três filhos sozinha, autêntica, destemida, desbravadora, sempre impulsionada à derrubar as barreiras que a vida lhe impunha através de sua garra, com coragem e intrepidez, conseguiu um grande legado de amigos e admiradores, pelo seu jeito firme, sério, forte e apaixonada pela educação, que lhe rendeu alunos e ex-alunos que se formaram também como professores e educadores, e também cidadãos conscientes do seu papel quanto sociedade. Sua postura sempre firme, encorajadora foi um marco na vida daqueles alunos e ex-alunos,que recordam carinhosamente dela como:&nbsp; “TIA BERNADETE”.<br/> &nbsp;Dona Bernadete Fernandes Mathias (tia Bernadete), foi descansar nos braços do Pai eterno, no dia 16 de setembro de 2019.
Moradora de um barraco de madeira no Morro da Providência, iniciou sua formação&nbsp; no Colégio de Freiras da Gamboa, depois estudou no Colégio Pedro II e fez formação de professores, formada em letras, era poliglota. Atuava como professora de português em dois municípios do Rio de janeiro, atuou na Escola Municipal Francisco Benjamin Gallotti (1988), localizada dentro dos Conjuntos dos Portuários na região central do Rio de Janeiro. Começou sua trajetória de levar educação e cultura para os alunos que estudavam na Escola Municipal Francisco Benjamin Gallotti, além da escola ela os levava para sua casa no morro da providencia (buraco quente) para dar-lhes aulas de reforço escolar. Tempos depois uma colega de trabalho ofereceu-lhe o apartamento para que dessem aulas de reforço escolar para aqueles alunos. Toda sua vida foi marcada pelo amor em lecionar, nessa época ela também atuava como professora de catecismo na Paróquia Santo Cristo dos Milagres, onde era paroquiana.&nbsp; Aproximadamente no final da década de 1980 para 1990, tornou-se diretora da Escola Municipal Francisco Benjamin Gallotti, desempenhando seu papel como educadora e ficou até 27/03/2013 quando se aposentou. Mulher, negra, acadêmica, professora e diretora escolar, que após o falecimento do seu esposo, terminou de criar seus três filhos sozinha, autêntica, destemida, desbravadora, sempre impulsionada à derrubar as barreiras que a vida lhe impunha através de sua garra, com coragem e intrepidez, conseguiu um grande legado de amigos e admiradores, pelo seu jeito firme, sério, forte e apaixonada pela educação, que lhe rendeu alunos e ex-alunos que se formaram também como professores e educadores, e também cidadãos conscientes do seu papel quanto sociedade. Sua postura sempre firme, encorajadora foi um marco na vida daqueles alunos e ex-alunos,que recordam carinhosamente dela como:&nbsp; “TIA&nbsp; BERNADETE”.<br/> Dona Bernadete Fernandes Mathias (tia Bernadete), foi descansar nos braços do Pai eterno, no dia 16 de setembro de 2019.


&nbsp;
&nbsp;


&nbsp;
[[Category:Providencia]][[Category:População Negra]][[Category:Mulheres Negras]][[Category:Memória]][[Category:Educação]]

Edição das 11h21min de 28 de janeiro de 2020

Autora: Katia Helena Manhães , CAC Machado de Assis

Dona Bernadete - A tia Bernadete

Moradora de um barraco de madeira no Morro da Providência, iniciou sua formação  no Colégio de Freiras da Gamboa, depois estudou no Colégio Pedro II e fez formação de professores, formada em letras, era poliglota. Atuava como professora de português em dois municípios do Rio de janeiro, atuou na Escola Municipal Francisco Benjamin Gallotti (1988), localizada dentro dos Conjuntos dos Portuários na região central do Rio de Janeiro. Começou sua trajetória de levar educação e cultura para os alunos que estudavam na Escola Municipal Francisco Benjamin Gallotti, além da escola ela os levava para sua casa no morro da providencia (buraco quente) para dar-lhes aulas de reforço escolar. Tempos depois uma colega de trabalho ofereceu-lhe o apartamento para que dessem aulas de reforço escolar para aqueles alunos. Toda sua vida foi marcada pelo amor em lecionar, nessa época ela também atuava como professora de catecismo na Paróquia Santo Cristo dos Milagres, onde era paroquiana.  Aproximadamente no final da década de 1980 para 1990, tornou-se diretora da Escola Municipal Francisco Benjamin Gallotti, desempenhando seu papel como educadora e ficou até 27/03/2013 quando se aposentou. Mulher, negra, acadêmica, professora e diretora escolar, que após o falecimento do seu esposo, terminou de criar seus três filhos sozinha, autêntica, destemida, desbravadora, sempre impulsionada à derrubar as barreiras que a vida lhe impunha através de sua garra, com coragem e intrepidez, conseguiu um grande legado de amigos e admiradores, pelo seu jeito firme, sério, forte e apaixonada pela educação, que lhe rendeu alunos e ex-alunos que se formaram também como professores e educadores, e também cidadãos conscientes do seu papel quanto sociedade. Sua postura sempre firme, encorajadora foi um marco na vida daqueles alunos e ex-alunos,que recordam carinhosamente dela como:  “TIA  BERNADETE”.
Dona Bernadete Fernandes Mathias (tia Bernadete), foi descansar nos braços do Pai eterno, no dia 16 de setembro de 2019.