G10 das Favelas: mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 12: Linha 12:
{{#evu:https://www.youtube.com/watch?v=GSTunvqgiLw}}
{{#evu:https://www.youtube.com/watch?v=GSTunvqgiLw}}


 
=   =
 
= Iniciativas do Bloco =
 
== Canal Transformadores ==
 
[[File:Canal Transformadores.png|thumb|center|500px]]
 
A plataforma Digital Canal Transformadores é uma iniciativa focada em empreendedores e profissionais que moram em Comunidades.
 
Neste contexto, o '''CANAL PRETENDE ATUAR''' como um centro de estudos e de desenvolvimento de pessoas, que, em Co-criação com moradores das comunidades, estuda modelagem de negócios e empregabilidade em comunidades e promovem ações que visam uma transformação social e econômica por meio da '''QUALIFICAÇÃO''' dos empreendedores e profissionais que vivem nessas regiões, bem como, após essas ações educacionais, '''CONECTA''' os qualificados com oportunidades de investimentos, clientes ou vagas de emprego.
 
Ainda, por meio de conteúdo (escritos e áudio visuais), formações educacionais presenciais e eventos, busca trabalhar o fortalecimento da imagem das comunidades e de seus moradores, enfatizando casos de sucesso e o potencial dessas áreas urbanas, com o intuito de atrair mais negócios, ampliar os que já existem nessas regiões e mitigar o preconceito na contratação de moradores de comunidades.
 
== Mãos de Maria ==
 
[[File:Mãos de Maria.jpg|thumb|center|500px]]
 
Mãos de Maria é um negócio social, fundado no dia 11 de setembro de 2017, que junto com a Associação das Mulheres de Paraisópolis, promove o empoderamento feminino e a geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, fazendo parte do Programa Paraisópolis Sustentável.
 
Tem como principais apoiadores a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, Instituto Escola do Povo e o Instituto Stop Hunger.
 
O negócio foi inspirado com base no primeiro curso de capacitação profissional da Associação das Mulheres. Criado em 2007, o curso de culinária “Mãos de Maria” já capacitou mais de 3 mil mulheres da comunidade, apoiando e fortalecendo iniciativas empreendedoras, gerando trabalho e renda, atuando em três operações, sendo elas o Buffet, o Bistrô & Café e a Marmita.
 
No dia 13 de Março de 2018, Elizandra Cerqueira foi para Paris e recebeu o prêmio Women Stop Hunger Awards, representando o Brasil com Mãos de Maria e Horta na Laje, foi a primeira Brasileira e a mais jovem a ser selecionada e premiada pela Fundação Francesa Stop Hunger.
 
Nossas Marias estão no coração da comunidade, em uma laje gourmet, entre temperos e hortaliças, empoderando mulheres através da independência financeira, na quinta maior favela do Brasil, com mais de 100 mil habitantes.
 
“Acreditamos que toda menina, mulher tem o direito de serem livres e escolherem tudo aquilo que elas desejam ser.” - Mãos de Maria
 
== Costurando Sonhos Brasil ==
 
[[File:Costurando Sonhos Brasil.jpg|thumb|center|500px]]
 
Nosso projeto iniciou como uma alternativa de luta no combate da violência doméstica, que infelizmente não para de crescer na comunidade.
 
No início do ano passado, lançamos o Projeto "Costurando Sonhos", como objetivo de capacitar em corte e costura mulheres em extrema vulnerabilidade social e algumas com histórico de violência doméstica. A capacitação foi um sucesso! Quarenta mulheres foram certificadas pelo SENAI, que equipou e instalou uma sala de aula maravilhosa na comunidade. No final do ano lançamos nossa Marca “Costurando Sonhos".
 
Agora estamos com novos desafios, um deles é a empregabilidade das mulheres. Para enfrentar este desafio criamos a sala de empreendedorismo com maquinas e todo equipamento para costura e estamos buscando serviços entre nossos parceiros.
 
Nosso primeiro produto são Ecobegs, feitas de Juta, retalhos ou algodão cru.
 
Nossos produtos carregam um valor agregado, que é a história de cada mulher por trás do produto, alem de contribuir para melhoria do meio ambiente. Nosso objetivo final e contribuir para o empoderamento das mulheres através da geração de renda, que possibilitara a independência financeira.


[[Category:Empreendedorismo]] [[Category:Coletivo]] [[Category:Cooperação internacional]] [[Category:Paraisópolis]] [[Category:Temática - Economia e Mercado]] [[Category:Temática - Associativismo e Movimentos Sociais]]
[[Category:Empreendedorismo]] [[Category:Coletivo]] [[Category:Cooperação internacional]] [[Category:Paraisópolis]] [[Category:Temática - Economia e Mercado]] [[Category:Temática - Associativismo e Movimentos Sociais]]

Edição das 19h54min de 20 de abril de 2020

Autoria: Dicionário de Favelas Marielle Franco

G10 das Favelas.png

O G10

O G10 das Favelas é um bloco de Líderes e Empreendedores de Impacto Social das Favelas que, assim como os países ricos (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) do G-7, uniu forças em prol do desenvolvimento econômico e protagonismo das Comunidades, visando o desenvolvimento econômico e social dessas áreas urbanas.   A exemplo dos grandes blocos econômicos, o G-10 tem encontros regulares e termos de cooperação para que exista uma colheita de dados, acompanhamento das ações propostas e que seja mensurado o real impacto social e crescimento gerado pelo Bloco e seus parceiros. A ideia do G-10, é inspirar o Brasil inteiro a olhar para a favela, tornando as Comunidades grandes Polos de Negócios, atrativo para Investimentos, de forma a “transformar a exclusão em Startups e Empreendimentos de Impacto Social” de sucesso. Um ponto importante para os organizadores da iniciativa é deixar claro que o objetivo não é arrecadar doações ou patrocínio, mas investimentos que gerem tanto retorno ao investidor quanto o desenvolvimento econômico das comunidades.

Ações de Paraisópolis para enfrentar o Corona Vírus