Pequeno manual antirracista (livro): mudanças entre as edições

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 21: Linha 21:


'''Nº de páginas: '''136 páginas
'''Nº de páginas: '''136 páginas
'''DISPONÍVEL EM''': [https://www.dropbox.com/s/4x2g7kbkt5khxjs/pequeno-manual-antirracista-ribeiro-d.pdf?dl=0 Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro]


= Sobre a autora =
= Sobre a autora =

Edição das 18h14min de 4 de junho de 2020

Autora: Djamila Ribeiro  

Manual antirracista.jpg

 

Sinopse

Onze lições breves para entender as origens do racismo e como combatê-lo.

Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas. Já há muitos anos se solidifica a percepção de que o racismo está arraigado em nossa sociedade, criando desigualdades e abismos sociais: trata-se de um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato de vontade de um sujeito. Reconhecer as raízes e o impacto do racismo pode ser paralisante. Afinal, como enfrentar um monstro desse tamanho? Djamila Ribeiro argumenta que a prática antirracista é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas. E mais ainda: é uma luta de todas e todos.

Autora: Djamila Ribeiro

Publicação: 2019 (1ª edição)

Editora: Companhia das Letras

ISBN: 978-8535932874

Idioma: Português    

Nº de páginas: 136 páginas

DISPONÍVEL EM: Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro

Sobre a autora

DJAMILA RIBEIRO nasceu em Santos, em 1980. Mestre em filosofia política pela Unifesp e colunista do jornal Folha de S.Paulo, foi secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Coordena a coleção Feminismos Plurais, da editora Pólen, e é autora de O que é lugar de fala (2017) e Quem tem medo do feminismo negro? (2018).