Morro do Turano: mudanças entre as edições
(Criou página com ' = <span style="line-height:108%"><font color="#0563c1"><font color="#000000"><font face="Times New Roman, serif"><font size="3"><font style="font-size: 12pt"><span style="tex...') |
m (Caiqueazael moveu Turano para Morro do Turano sem deixar um redirecionamento) |
Edição das 10h58min de 23 de abril de 2020
Turano
História
Grande parte dos morros da Tijuca faziam parte de antigas fazendas de café da Zona Norte. Alguns foram batizados com o mesmo sobrenome da família proprietária das terras. Um deles foi o Morro do Turano, em homenagem a Emilio Turano, imigrante italiano que comprou a posse no ano 1928, com licença da Mitra Episcopal. Na época foi explorada uma pedreira e iniciou-se a construção do casario na sua base. Com o advento da guerra, houve uma manifestação politica para retirar a posse da família, por ser de origem italiana e quando a família tentou recuperar, já havia formado a favela e não foi possível urbanizá-la.
O Complexo do Turano, formado por sete áreas e com mais de 13 mil habitantes.
A formação começou pelo alto do morro, onde fica o Pedacinho do Céu, com uma vista deslumbrante do bairro da Tijuca e boa parte da cidade, mais abaixo, o Tanque, onde no passado as mulheres lavavam suas roupas e de seus patrões nos tanques coletivos, a Raia, segundo alguns antigos moradores, esse nome foi dado à época de formação da favela, quando o local fazia parte da fazenda de Turano, e o primeiro nome dado a essa área foi de Fazendinha. E, por causa do grande “arraiá” que os moradores faziam nos períodos de festa junina. Nesse local há subdivisões como a Fazendinha, o Miolo, Entradinha da Chacrinha, Caminho da Caixa d’Água e a famosa Quadra da Vista Alegre ou Quadra da Raia.
Escolinha, onde funciona a Escola Municipal Frei Cassiano,construída e a inaugurada no início da década de 1970, mesma época da inauguração do Posto da Polícia Militar.
Chapa, em homenagem a um grupo antigo também de rapazes amigos das décadas de 1960 e 1970, que se reuniam no local e era chamado de Turma do Chapa.
A ladeira, conhecida como Estradinha Nova, onde se corria atrás de doces no dia de Cosme e Damião.
Da Barra Funda até chegar à Escadinha, a escadaria leva à quadra do antigo Bloco Carnavalesco Cometa do Bispo, fundado no ano de 1962 e ainda está em atividade.
Referências
https://apublica.org/2019/08/o-morro-do-turano-e-um-lugar-maravilhoso/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Morro_do_Turano
https://wikifavelas.com.br/index.php?title=Morro_do_Turano_%C3%A9_um_lugar_maravilhoso_(artigo)