Grupo Ruas e Praças (Recife – PE)
Verbete produzido pela equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco a partir das redes oficiais da coletiva.
Resumo
O grupo Ruas e Praças é uma organização não governamental que trabalha com crianças e adolescentes em situação de rua e em vulnerabilidade de direitos na cidade do Recife e Região Metropolitana.
Sobre
Nós, do Grupo Ruas e Praças, somos uma organização não governamental sem fins lucrativos, e nosso foco esta em desenvolver atividades e ações sociais com crianças e adolescentes em situação de rua e em vulnerabilidade de direitos, realizando um trabalho político-pedagógico e cultural.
Surgimos no ano de 1987, e desde então buscamos realizar trabalhos e ações sociais com o propósito de reduzir o número de crianças e adolescentes nas ruas e praças da cidade do Recife e Região Metropolitana, criando caminhos de inclusão social. Além disso, buscamos também reduzir a violência no espaço escolar, através do protagonismo infanto-juvenil, de forma a envolver alunos, professores e gestores, e o reflexo dos nossos esforços nos motiva e nos impulsiona a avançar mais e mais em nossas ações.
Ao longo desses anos, realizando ações nas ruas das comunidades mais carentes da cidade do Recife e Região Metropolitana, nos tornamos uma das principais referências no atendimento a crianças e adolescentes em situação de Rua do Recife/PE.
Vídeo de apresentação de proposta do Grupo Ruas e Praças no Edital ELAS_PERIFÉRICAS
Propósitos
Missão: Promover ações sociais com o objetivo de reduzir o número de crianças e adolescentes em situação de rua.
Visão: Redução da violência, Trabalhos políticos-pedagógicos e Culturais, Construção coletiva de conhecimento.
Valores: Empatia, Solidariedade, Respeito.
Protagonistas da Cultura de Paz
Projetos
Redução da Violência no Espaço Social Escolar: Ruas e Praças
FUTEBOL E CIDADANIA
Nossa oficina de Futebol e cidadania tem como objetivo favorecer a compreensão e execução da prática educativa, possibilitando o empoderamento das crianças e adolescentes, para o exercício da cidadania, na construção de novos valores, trocas de experiência por meio de intercâmbio com outras entidades, desenvolver o senso crítico na perspectiva de promoção e garantia dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.
CAPOEIRA ANGOLA
A Capoeira Angola é uma expressão de tradição afro brasileira para o público em situação de rua e de vulnerabilidade de direitos, promovendo a conscientização de heranças culturais Africanas. Cada ser que estar na roda é fundamental, é único, é um processo de autoconhecimento que não se limita à atividade física corporal. Além do corpo, a capoeira também ajuda as crianças a exercitarem a mente e estimula a percepção da criança.
PERCUSSÃO
A oficina de percussão estuda os ritmos da cultura afro-brasileira com ênfase na cultura pernambucana, trabalhando os ritmos, os estudos das letras das musicas, estudo e pratica dos instrumentos de bases, que são alfaia, caixa, abas, gongues, berimbau, havendo também roda de dialogo com os participantes envolvidos e festividades tradicionais nordestinas. Nas oficinas, além da experimentação dos instrumentos e toques, têm cantos, brincadeiras e oferecem espaços para conversas sobre diversos temas.
Autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização, de concentração, a escuta e o trabalho em equipe são qualidades acentuadas com o estudo da música. Estas qualidades acompanharão as crianças e adolescente em qualquer caminho que escolham para a sua vida proporcionando fonte de alegria, bem-estar e realização pessoal. Com uma orientação correta, a música pode ajudar ao crescimento pessoal da criança, assim como à sua expressão individual e autoconfiança, não somente na sua mente, mas também na alma e espírito.
ARTETERAPIA
Arteterapia é um processo terapêutico transformador, na vida de crianças e adolescentes em situação de rua e de vulnerabilidade social. Ampliando o seu conhecimento sobre si mesmo e o mundo, proporcionando seu desenvolvimento emocional e social, resgatando seu potencial criativo e imaginativo. Facilitando a expressão da subjetividade, promovendo ressignificações positivas, aliviando o estresse e a ansiedade, ajudando a lidar melhor com sentimentos, perdas, medos, frustrações, promovendo a regressão de quadros patológicos e psicossomáticos, permitindo a construção de recursos internos saudáveis para o enfrentamento dos seus conflitos e gerando uma melhor qualidade de vida.
CIRADANDOFATOS
A oficina Cirandandofatos se propõe a presentar estruturas minimamente suficientes para o estabelecimento de caminhos sociais mais exitosos a jovens em idade entre 14 e 21 anos e que vivem em comunidades desfavorecidas. Viabilizando um processo de instrumentalização necessária, e esta no que se refere ao desenvolvimento pessoal que lhes possibilite a abertura de caminhos para acessar o tão disputado mercado de trabalho é um enorme desafio especialmente quando objetivando pessoas ainda sem formação técnica ou superior. O Cirandandofatos procura oferecer aos adolescentes e jovens um processo de aquisição de informações sobre o mundo do trabalho.
TEATRO
A Oficina de Teatro é uma ferramenta muito importante de transformação social. Através dos jogos teatrais, atividades lúdicas e de cunho social, os alunos e alunas, criam o senso crítico e são imersos no universo da arte dramática, podendo externar suas realidades no palco da vida. Estimulados a leitura, reconhecendo seu lugar na sociedade, utilizando do teatro para falar, todos, no fim, apresentam uma peça teatral produzida coletivamente. O projeto Vida e Cidadania, visa plantar uma semente para que cresçam árvores nesse jardim.
Homenagem
Dia da Mulher Negra Latina – Americana Caribenha
Me Gritaram Negra
Contatos e Redes Sociais
E-mail: gruporuasepracas@hotmail.com
Site Oficial: https://gruporuasepracas.org.br/