Associação Pazear (Olinda – PE)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 23h16min de 27 de setembro de 2023 por Vitor Martins (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Pazear é uma ONG que promove transformação social incentivando a cidadania através de atividades educacionais, esportivas e culturais para crianças e adolescentes.

Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco a partir de informações retiradas das redes de comunicação oficiais da coletiva.

Sobre

Projeto Pazear, em Rio Doce, Olinda. Foto: Futebol Afiliados.
Projeto Pazear, em Rio Doce, Olinda. Foto: Futebol Afiliados.

A Associação Pazear atua como um Movimento Social Cocriativo que tem a missão de contribuir para a redução da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes em situação de risco através da educação, esporte e cultura promovendo os valores humanos, a cidadania e a cultura de paz.

Levantamos a bandeira da educação, acreditando que é o meio mais eficaz de transformação de uma sociedade. Cultivamos os valores da empatia, solidariedade, respeito, transparência, ética, seriedade e honestidade com muito AMOR pelas nossas crianças, que é o que de fato impacta vidas.

Propósitos

Missão: Redução da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes por meio da educação, esporte e cultura.

Visão: Educação como meio eficaz para transformação social.

Valores: Empatia, solidariedade, respeito, transparência, ética, seriedade e honestidade.

História

Mural de fotos.


O Pazear surgiu com a missão de contribuir para a redução da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes por meio do esporte, da cultura e educação, promovendo valores humanos, cidadania e uma cultura de paz. Com uma média de 60 voluntários, o projeto coordena uma escola de futebol em Rio Doce que atende a 120 meninos e meninas com idades entre sete e 17 anos.

As aulas acontecem três vezes por semana e são direcionadas por metodologias educacionais como o “Futebol Três Tempos”, que debate temas como enfrentamento ao racismo, igualdade de gênero, saúde, meio ambiente e mercado de trabalho. Para Karina Paz, uma das idealizadoras, o projeto possibilita a melhoria do ambiente na favela. “É preciso contribuir com a diminuição da violência que afeta a nossa juventude agindo diretamente na raiz de um problema social que afeta a cidade inteira”, pontua ela.

Psicóloga esportiva, Natali Anselmo afirma que o esporte têm um importante papel no desenvolvimento físico, emocional e intelectual de crianças e adolescentes. “Ensina valores éticos e morais, desenvolve as competências motoras, contribui para formação de aspectos como o autoconhecimento, motivação, disciplina, aceitação de regras, superação, competição saudável, tolerância à frustração, habilidades sociais para lidar em grupo, entre outros benefícios, completa Anselmo.

Em 2018, o Pazear e a comunidade de Rio Doce, em conjunto com a ONG internacional Love.fútbol, criaram um espaço esportivo que se tornou uma plataforma de desenvolvimento social. O objetivo para 2020 é ampliar o número de vagas e desenvolver o modelo para replicar em outras comunidades como referência do uso do esporte como ferramenta para transformação social. “Pazear é verbo!

Via Karina Paz, uma das idealizadoras do projeto

Redes sociais

Facebook

Instagram

Site Oficial

Referências

Instituto Favela da Paz