Instituto de Estudos da Religião - ISER
ISER é uma organização laica da sociedade civil brasileira situado no centro do Rio de Janeiro que produz estudos, pesquisas e intervenção social em duas áreas estratégicas: Religião & Espaço Público; e Direitos & Sistema de Justiça.
Autoria: Informações do verbete reproduzidas pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco a partir de outras fontes.
Sobre
O Instituto de Estudos da Religião (ISER) é uma organização laica da sociedade civil brasileira situado no centro do Rio de Janeiro que produz estudos, pesquisas e intervenção social em duas áreas estratégicas: Religião & Espaço Público; e Direitos & Sistema de Justiça.
Seus princípios fundamentais são: a valorização da diversidade sócio-cultural e ambiental; o reconhecimento da diversidade religiosa e do Estado laico; interlocuções a partir da gramática dos direitos humanos; o diálogo e parcerias para incidência na sociedade e no debate público.
Além disso, o grupo tem como estratégias: a produção de conhecimento de relevância social, principalmente na interface entre religião e espaço público; a promoção de diálogo e formação para fortalecer movimentos e iniciativas da sociedade civil em prol de direitos; a comunicação e mobilização para engajar grupos religiosos na agenda de direitos e justiça socioambiental; e a articulação para incidência qualificada no debate público sobre os temas de compromisso do ISER.
História
Fundado em 1970, o ISER se estabeleceu inicialmente na cidade de Campinas (SP) e se transferiu para o Rio de Janeiro em 1979, consolidando sua institucionalidade e afirmando suas duas dimensões complementares: pesquisa e intervenção social.
Durante o período da redemocratização do país, o ISER contribuiu para a reorganização de movimentos sociais e o surgimento e fortalecimento de organizações da sociedade civil. Criando pontes entre diferentes áreas de conhecimento, o ISER atua com base no diálogo e na promoção de alianças estratégicas na defesa de valores democráticos, justiça e direitos humanos
O ISER sempre se pautou pela percepção de que a religião é um fator fundamental de mudança social e uma variável indispensável para melhor compreender e atuar junto à sociedade brasileira. Desse modo, o ISER se destaca por seu olhar precursor nos estudos da relação entre religião, política e direitos humanos.
Cinco décadas de existência registram os cruzamentos das suas diferentes faces: produção de conhecimento, ativismo e articulação. Com esse perfil híbrido, o ISER foi pioneiro em identificar as significativas transformações que ocorreram no campo religioso brasileiro e atravessou os desafios impostos por diferentes conjunturas políticas e mudanças de governos.
Vídeos sobre o ISER
Redes Sociais
Notas e referências
As informações foram retiradas do site oficial da organização.