Associação Missão Resplandecer (Duque de Caxias – RJ)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 19h04min de 11 de março de 2022 por Nsmiranda (discussão | contribs) (EDITANDO)

Verbete produzido pela equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco a partir das redes oficiais da coletiva.

Logo

A AMIRES luta contra a epidemia da AIDS, contra os estigmas a ela postos e no apoio e assistência às pessoas que vivem com HIV/AIDS e grupos vulneráveis.

Sobre

AMIRES

A Associação Missão Resplandecer – AMIRES, nascida da vontade comunitária no enfrentamento ao HIV/Aids em 1999, se constituiu juridicamente em 10 de dezembro de 2001. É uma entidade da Organização da Sociedade Civil, de base comunitária, sem fins lucrativos, sem caráter político-partidário, sem discriminação de gênero, raça/etnia ou religiosidade, que se sustenta na prevenção da infecção do HIV/Aids, na luta contra a epidemia da AIDS, contra os estigmas a ela postos e no apoio e assistência às pessoas que vivem com HIV/AIDS, bem como aos grupos vulneráveis e expostos os seus riscos.

A Organização trabalha com promoção e campanhas de conscientização para a prevenção de ISTs. Assim como, assistência social não só às pessoas que vivem com HIV/Aids e seus familiares, mas também à moradores em situação de vulnerabilidade social do nosso entorno.

Buscamos por meio de ações institucionais, parcerias com empresas privadas e/ou com instituições públicas o fortalecimento de políticas públicas de combate e enfretamento às ISTs e pela cidadania aos que vivem com HIV/Aids.

Sua missão está em auxiliar as pessoas vivendo com HIV/Aids a fim de que sejam definitivamente “autônomas e donas de suas próprias vozes”.

Embora sediados em Duque de Caxias, a atuação vai além dos limites do município e busca parcerias com outras cidades fluminenses.

FONTES:

http://www.amires.ong.br/sobre-nos / https://www.atados.com.br/ong/amires

Propósitos

AMIRES 2.png

Missão

Promover assistência às pessoas que vivem com HIV/AIDS, seus familiares e moradores da comunidade não somente no que se refere ao tratamento e combate à epidemia, mas acima de tudo no fortalecimento e sua cidadania no intuito de exercer seus direitos e deveres e principalmente torná-los protagonistas de sua vida.

Visão

Ser referência no estado do Rio de Janeiro em assistência à pessoas que vivem com HIV/AIDS.

Valores

* Responsabilidade;

* Ética e transparência;

* Acolhimento;

* Respeito as pessoas;

* Integração;

* Diversidade cultural e humana;

* Fortalecimento de Vínculos.

Projetos

PENSE POSITIVO 1

OBJETIVO:

Ação de promoção à saúde em formato de intervenção, buscando atingir, principalmente, os jovens uma vez que de acordo com boletins epidemiológicos as populações LGBTI e jovem são, respectivamente, populações chave e prioritárias ao enfrentamento do HIV/AIDS.

PROJETO PENSE POSITIVO 2

OBJETIVO:

Desenvolvimento da auto-estima e da cidadania, como forma de mobilizar as profissionais do sexo para a promoção à saúde e a utilização do preservativo feminino;

· Sensibilizar prostitutas, que trabalham no município de Duque de Caxias/RJ, a refletirem sobre a importância de se prevenirem de infecções sexualmente transmissíveis através de um diálogo aberto e descontraído, além da entrega de materiais informativos com dicas de cuidados, prevenção e promoção a saúde da mulher.

PROJETO DEZEMBRO VERMELHO

OBJETIVO:

• Reforçar o esforço mundial da luta contra a AIDS;

• Distribuição de materiais educativos e insumos de prevenção (Preservativos interno e externo);

• Realização na praça do pacificador em Duque de Caxias/RJ, anualmente no mês de Dezembro.