Associação Camponesa para Educação Cultura e Agricultura do Estado do Rio de Janeiro ACECARJ

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 14h05min de 12 de setembro de 2024 por Flavia Candido (discussão | contribs) (Criou página com ' A '''Associação Camponesa para Educação, Cultura e Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (ACECARJ)''' é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção da educação rural, cultura e agroecologia, fortalecendo a agricultura familiar no Estado do Rio de Janeiro. Autoria: Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir do site oficial da FIOCRUZ [https://portal.fiocruz...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

A Associação Camponesa para Educação, Cultura e Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (ACECARJ) é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção da educação rural, cultura e agroecologia, fortalecendo a agricultura familiar no Estado do Rio de Janeiro.

Autoria: Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir do site oficial da FIOCRUZ [1]

Sobre

Fundada em 2019, a ACECARJ atua no fortalecimento da agricultura camponesa, promovendo práticas sustentáveis e agroecológicas, integradas à educação e à valorização das tradições locais. A associação também está envolvida no Plano de Enfrentamento da COVID-19 e Plano Integrado de Saúde nas Favelas Edital FIOCRUZ, sendo contemplada nas chamadas. Esses projetos visam o fortalecimento da saúde integral e o desenvolvimento sustentável nas favelas e periferias, promovendo a segurança alimentar e o acesso a cuidados de saúde.

Parte do Slide do 146 Favelas

No âmbito dessas ações, a ACECARJ tem implementado o projeto "Saúde nas Favelas", com foco na agroecologia, educação e enfrentamento à fome, atendendo diretamente e indiretamente 540 pessoas nas favelas dos Guararapes, Mangueira, Prazeres e São Carlos, no Rio de Janeiro. Através do fortalecimento de hortas comunitárias, distribuição de produtos agroecológicos e oficinas educativas, a associação contribui para combater a fome e melhorar a segurança alimentar nessas comunidades vulneráveis.


Atividades e Objetivo

Agroecologia e Hortas Comunitárias:

Fortalecimento de hortas comunitárias para promover a segurança alimentar e a sustentabilidade.

Educação e Oficinas:

Realização de oficinas educativas voltadas para a agroecologia e práticas sustentáveis, integradas à saúde pública.

Distribuição de Produtos Agroecológicos:

Distribuição de alimentos agroecológicos para combater a fome nas favelas atendidas.

Contato

  • Favela dos Guararapes, Mangueira, Prazeres e São Carlos, Rio de Janeiro


Ver também

Movimentos populares contra a COVID-19

Painel Unificador Covid-19 nas favelas

Radar Covid-19 nas Favelas (boletim)

Painéis Covid 19 nas favelas (debate)

Instagram do Plano

Referência

Portal Fiocruz