Maré 0800 (coletivo)
Autoria: Maré 0800.
O Coletivo
É possível pensar a comunicação comunitária, a interação entre asfalto e favela e, ainda, o não consumismo? É sim, um grupo de moradores da Maré e de apoiadores tiveram a ideia de recolher doações de roupas, livros, sapatos, bolsas, por toda a cidade.
O objetivo é levantar a discussão sobre esta interação entre asfalto e a favela, comunicando que podemos trocar não só objetos, peças, mas experiências, contar histórias e nos conhecermos.
Conseguimos com esta iniciativa fazer uma comunicação comunitária na prática, real, na conversa, na troca de saberes durante a troca de objetos. Nas duas ações que conseguimos realizar nas favelas mareenses, conhecemos inúmeros moradores, já trocamos muitas experiências e fez surgir muitas novas ideias.
O papo é, não precisamos ter o novo, necessitamos nos desfazer daquilo que é bom, mas que não nos serve mais. Vamos movimentar a cidade numa prática anticapitalista.
Podemos doar, dividir, contribuir! A favela é cidade! Enquanto não temos direitos por igual, podemos praticar a troca, a solidariedade entre os nossos!
A favela vive e resiste!