Mate Com Angu

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 10h42min de 2 de novembro de 2021 por Fbatista (discussão | contribs) (Criou página com ''''Contatos''' – '''Facebook''' @MateComAngu / '''Instagram''' @matecomangu / '''E-mail''' contato@matecomangu.org / '''Site''' www.matecomangu.org Arquivo:Mate com angu.p...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

ContatosFacebook @MateComAngu / Instagram @matecomangu / E-mail contato@matecomangu.org / Site www.matecomangu.org

Divulgação

Por Fabiana Batista | NPC


Um dos mais importantes cineclubes do Rio de Janeiro, situado no município de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, nasceu em 2002, a partir do desejo dos moradores da Baixada de provocar a produção e exibição do audiovisual e sua reverberação na realidade e no modo de vida da região. O nome faz alusão a uma escola de referência da cidade, que servia como merenda mate com angu, rendendo um apelido inicialmente pejorativo, mas que foi ressignificado por aqueles que lá estudaram como motivo de orgulho.


O Mate com Angu atua em três frentes distintas, embora interligadas: exibições de filmes, preferencialmente curtas-metragens, em lugares fixos, itinerantes ou on-line, de forma gratuita; discutir a produção audiovisual na Baixada Fluminense; e incentivar a produção de filmes com a marca dos habitantes locais. Este espaço tem servido como uma verdadeira incubadora de apreciadores e também produtores cinematográficos da Baixada. Muitas dessas produções que nascem em parceria com o Mate com Angu chegaram a receber premiações no âmbito nacional.


O grupo é relevante na cena dos cineclubes do Rio de Janeiro não apenas por fomentar discussões relevantes com suas exibições, mas também por transformar conteúdo em conhecimento. Pessoas interessadas em cinema e todo seu entorno pode, no próprio site, fazer download de livros como “Guia para a Prática Cineclubista”, produção de 2014 realizada no Cinema Para Todos ou, ainda, “Baixada 3.2 MP”, um livro de fotografias de Igor Freitas Lima, e muito mais.


Desde sua criação, promove, insistentemente, a difusão do cinema na Baixada através de conteúdos em texto e sessões do cineclube, que são gratuitos e busca ser um espaço de trocas de ideias, festas e muito, muito aprendizado.