Memorial aos mortos por Covid-19 na Maré

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 00h25min de 1 de abril de 2022 por Caiqueazael (discussão | contribs)

Realização: Redes da Maré

Informações coletadas pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco

Sobre

Em novembro de 2021, a ONG Redes da Maré, em parceria com a Azulejaria da Maré, inaugurou um mural com o nome de 60 moradores de 16 favelas do Complexo de Favelas da Maré que morreram em decorrência da pandemia de Coronavírus. Parentes das vítimas ajudaram na obra realizada na Favela Nova Holanda, na Rua Bittencourt Sampaio. O oficina existe há mais de 15 anos na favela e cria projetos diversos com os coletivos e moradores.

Reportagem na Agência Brasil

Trecho extraído do trabalho de Cristiane Ribeiro, repórter da Rádio Nacional, publicado em 15 de novembro de 2021.

De acordo com a diretora da ong, Eliana Souza, os nomes das pessoas homenageadas foram mapeados por meio de um trabalho integrado entre as equipes sociais de programas que atuam nas comunidades e que fazem um acolhimento e atendimento psicossocial para os familiares dessas vítimas.

Ela enfatizou que este memorial faz parte da jornada de enfrentamento à pandemia de covid-19, que vem sendo feita na Maré com a participação da prefeitura do Rio e da Fundação Oswaldo Cruz.

O painel tem 18 metros quadrados e foi instalado na rua Bitencourt Sampaio, na favela Nova Holanda.

Eliana Souza lembrou que mais de 400 moradores da Maré morreram de covid-19 e que todos serão homenageados em um outro painel que será instalado no ano que vem no muro da Fiocruz.

A instituição, junto com a prefeitura do Rio e a ong Redes da Maré, fez uma campanha de vacinação em massa contra a Covid-19 nas 16 favelas do Complexo. Mais de 30 mil pessoas já receberam as duas doses da vacina contra o coronavírus.

Imagens do Painel

Foto Mural da Maré - Globo 1.webp
Foto Mural da Maré - Globo 2.webp
Foto Mural da Maré - Globo 3.webp