Favelas Camarás

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 08h37min de 8 de maio de 2022 por Nsmiranda (discussão | contribs) (editado)

Verbete produzido pela equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco a partir das redes oficiais da coletiva.

FAVELAS CAMARÁS - LOGO

Organização fundada com o intuito de desenvolver ações que intencionam dar suporte à famílias carentes inseridas no contexto de Camaragibe – PE.

Camaragibe – PE - Sobre

Sobre

O Projeto 'Favelas Camarás' surgiu a partir da necessidade de ajudar famílias de comunidades carentes de Camaragibe-PE, que devido a pandemia, ficaram sem poder trabalhar ou vender informalmente nas ruas e comércios locais.

A coordenadora do projeto, Biatriz Santos que também é estudante de Serviço Social pela UFPE, conhece bem de perto a realidade das periferias da região metropolitana do Recife, a mesma mora em Céu Azul, periferia de Camaragibe, bairro que abriga o maior lixão a céu aberto da região. Ela montou a equipe, inscreveu o projeto em diversos editais abertos, e já na primeira fase foram entregues 120 cestas básicas e 120 kits de limpeza. Juntamente com orientação a população sobre o combate ao corona vírus.

Antes da entrega, as famílias foram cadastradas e foi feito levantamento sobre as necessidades das pessoas, tais como falta de água, dificuldade de cozinhar devido ao preço alto do gás, e saneamento básico, famílias com mais de 7 membros morando em casas com apenas 2 cômodos, entre outras dificuldades.

Propósitos

Missão

Minimizar os efeitos da desigualdade social nas comunidades de Camaragibe.

Visão

Equidade; Igualdade; Solidariedade.

Valores

Inclusão; Sororidade; Empoderamento.

Projeto Favelas Camarás

Tem gente com fome

História

Camaragibe é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Pertence à Região Metropolitana do Recife, sendo o seu sexto município mais populoso (atrás de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Cabo de Santo Agostinho) e a oitava de Pernambuco. O topônimo Camaragibe significa "rio dos camarás" (camara: a planta, y: rio, pe: em). Camará ou cambará é o nome de um arbusto presente na região. Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado como Camarajibe. Prescreve-se o uso da letra "j" para palavras indígenas ou africanas (exceções: angico e angical). O nome vem do tupi Rio de Camará, em referência ao arbusto camará ('Lantana camará'), popularmente conhecido como chumbinho. Ao longo dos anos, a grafia foi alterada para Camaragype, Camaragipe e finalmente para Camaragibe.. A área onde hoje está localizado o município de Camaragibe era povoada por minorias indígenas, até a chegada dos portugueses com Duarte Coelho Pereira, em meados do século XVI. As terras eram utilizadas para a exploração do pau-brasil e, posteriormente, a produção da cana-de-açúcar. O município surgiu com os antigos engenhos, como o Camaragibe, fundado em 1549 e considerado um dos mais prósperos da região até a invasão holandesa em 1645. O engenho foi incendiado pelas tribos indígenas que viviam no local. Entre 1891 e 1895 foi implantada uma fábrica de tecidos pelo engenheiro Carlos Alberto de Menezes, e o engenheiro francês Pierre Collier o que modificou a feição do local. Em 20 de dezembro de 1963 a Lei Estadual nº 4.988 elevou o distrito à categoria de município, o qual foi extinto em 6 de julho de 1964, por acórdão do Tribunal de Justiça (mandado de segurança nº 59.906), sendo seu território reanexado ao do município de São Lourenço da Mata. Sendo novamente elevado a categoria de município só em 13 de maio de 1982, desmembrando-se de São Lourenço da Mata, segundo a Lei nº 8.951, publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco daquela data. O município tem o clima tropical, do tipo As´. Os verões são quentes e secos. Os invernos são amenos e úmidos, com o aumento de chuvas; as mínimas podem chegar a 15 °C. As primaveras são muito quentes e secas, com temperaturas que em algumas ocasiões podem chegar aos 35 °C.

Redes Sociais

Facebook

Instagram