A pandemia está nos deixando loucos! - violência doméstica, desemprego, fome... Como atender? (live)

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 21h33min de 22 de junho de 2023 por Vitor Martins (discussão | contribs) (Revisado.)

Quarto episódio da série de lives: "Favelas em Movimento": “A pandemia está nos deixando loucos!” - violência doméstica, desemprego, fome... Como atender? Na live, Alexandre Magalhães, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pésquisador do Dicionário de Favelas Marielle Franco, e Maria de Lourdes, integrante do CEACC Cidade de Deus, mediam o debate entre Ingrid Monteiro Siss Braga, que faz parte da Casa Dona Amélia/ Frente CDD, Verônica de Almeida Baptista Gouveia, membro do Coletivo SOS/CDD Frente CDD, e Rui Teixeira Lima Jr, integrante do Laps/ENPS-Fiocruz, que debateram os impactos à saúde mental nas famílias oriundas das favelas brasileiras ocasionadas pelo coronavírus e seus desdobramentos.

Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco em parceria com Favelas em Movimento e o canal VídeoSaúde.

Sobre

"Favelas em Movimento" é a nova série de lives do Dicionário de Favelas Marielle Franco .Toda última terça-feira do mês, às 18h, no canal da VídeoSaúde (Distribuidora da Fiocruz), moradores(as) e representantes de favelas e periferias se encontram para um bate-papo sobre questões sociais, políticas, culturais e econômicas fundamentais para pensarmos a vida destas pessoas em um cenário pandêmico, mas também o futuro.

“A pandemia está nos deixando loucos!” - violência doméstica, desemprego, fome... Como atender?

Quarto episódio da série de lives: "Favelas em Movimento": “A pandemia está nos deixando loucos!” - violência doméstica, desemprego, fome... Como atender?

No quarto episódio da série "Favelas em Movimento", os convidados debateram os impactos à saúde mental nas famílias oriundas das favelas brasileiras ocasionadas pelo coronavírus e seus desdobramentos. Fatores como a fome e o empobrecimento, o aumento do desemprego e da violência doméstica após o início do isolamento social foram apontados como causas da sobrecarga mental destas populações durante a pandemia. Também foram discutidos os esforços em legitimar o debate sobre saúde mental no país, sobretudo nas periferias urbanas, e a importância desse diálogo no acompanhamento de famílias que enlutam entes queridos vítimas da Covid-19.


Convidados: Ingrid Monteiro Siss Braga , faz parte da Casa Dona Amélia/ Frente CDD; Verônica de Almeida Baptista Gouveia , membro do Coletivo SOS/CDD Frente CDD; e Rui Teixeira Lima Jr, integrante do Laps/ENPS-Fiocruz.

Mediadores: Alexandre Magalhães, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pésquisador do Dicionário de Favelas Marielle Franco; e Maria de Lourdes, integrante do CEACC Cidade de Deus.

Íntegra da live