Central Única das Favelas de Mato Grosso do Sul

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 09h59min de 19 de julho de 2023 por Nsmiranda (discussão | contribs) (A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos.)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos.

Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
CUFA - LOGO

Sobre[editar | editar código-fonte]

CUFA - SOBRE

A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

A atual configuração social e econômica de Campo Grande, necessita contar com os jovens de periferia, que se mobilizam à promover atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, além de outros projetos sociais.

Segundo dados da Central Única das Favelas de Mato Grosso do Sul (Cufa-MS), mostram que 70% das pessoas que residem nas comunidades de baixa renda em Campo Grande são mulheres, a maioria negras, solteiras ou viúvas e com filhos. Segundo Letícia Polidorio, coordenadora da Cufa em Campo Grande, a cidade tem atualmente 38 favelas.


Vídeo institucional da CUFA (Central Única das Favelas) de Mato Grosso do Sul, produzido pelo núcleo de áudio visual da CUFA Dourados.

Propósitos[editar | editar código-fonte]

Missão[editar | editar código-fonte]

Combate a Desigualdade Social; Enfrentamento da Fome cultural e física; Ações Sociais e Econômicas.

Visão[editar | editar código-fonte]

Equidade; Igualdade; Solidariedade.

Valores[editar | editar código-fonte]

Inclusão; Sororidade; Empoderamento.

Apoio Nacional[editar | editar código-fonte]

As famílias que moram nas favelas e periferias de Campo Grande também contaram com a ajuda da Cufa Nacional, que encaminhou 1.320 cartões de vale-refeição em 2021.

Não é só comida - A Central Única das Favelas, em contato direto com as mulheres periféricas, percebeu a falta de acesso a produtos de higiene durante 2020 e 2021 e, por isso, mobilizou junto a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, uma campanha que arrecadou 315 kits de higiene, que foram distribuídos às mulheres moradoras das favelas.

Cultura - Para inserir a periferia no cenário cultural de Campo Grande, o grupo também promove eventos Black e Tal, Favela Literária e Favela Show, que contam com feiras comunitárias, dança, música, poesia e várias outras formas de expressão artística.

Parcerias[editar | editar código-fonte]

Para ajudar as comunidades carentes de Campo Grande em 2022, a Cufa (Central Única das Favelas) de Mato Grosso do Sul fechou parcerias com a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e a Defensoria Pública do Estado, por meio do Nudem (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher).

Leticia Polidorio, de 33 anos, explica como funciona essas novas parcerias: “Além da parte social, a Cufa realiza festas para levar cultura e entretenimento às comunidades: Favela Show, Favela literário, Black Tal.

No âmbito da defensoria, o objetivo é instruir as mulheres sobre os seus direitos e a violência doméstica. Sobre a importância das parcerias, acredita-se que as medidas irão auxiliar para um futuro melhor para as comunidades. A parceria com a Sectur é para todo o ano de 2022, e deve começar a partir do próximo evento organizado pela Cufa. Já o projeto da defensoria, deve ficar pronto no dia 31 de março/2022. Iniciando com uma turma reduzida de 10 mulheres.

CUFA - MÃES DA FAVELA

Mães da Favela[editar | editar código-fonte]

Junto a UNESCO, a CUFA tem organizado campanhas de conscientização e doações para as favelas. Um dos principais focos é a campanha Mães de Favela.

O fundador da CUFA Celso Athayde, explica como funciona a logística do projeto mães da favela. Mães da Favela, por todo território nacional sendo atendidas pela nossa campanha #cufacontraovirus e #maesdafavela. O amor é a principal motivação para esse mar de solidariedade e afeto.

Acesse : www.maesdafavela.com.br e entenda esse projeto.


MÃES DA FAVELA - CLIPE OFICIAL

LOGÍSTICA DO PROJETO MÃES DA FAVELA

Favela Literária[editar | editar código-fonte]

FAVELA LITERÁRIA

Projeto que consiste na doação e recebimento de livros com o intuito de corroborar, levando educação e cultura à comunidade.


Poema

“De tempo em tempo troca o tronco, seu moço.

Mas o açoite permanece.

Um dia desses no tronco da Igreja, açoitaram minha crença

Mês passado no tronco das ruas, o açoite veio da injustiça e do chumbo grosso “

- Produção realizada da Praça dos Imigrantes/Campo Grande - MS


1º FESTIVAL FAVELA LITERÁRIA - CUFA/MS

Evento realizado no Sarau de Segunda (Praça dos Imigrantes) - Campo Grande/MS, pela CUFA/MS (Central Única das Favelas).

Redes Sociais[editar | editar código-fonte]

Facebook

Instagram

Youtube

Site Oficial