Mc Carol
Carolina de Oliveira Lourenço, conhecida como MC Carol, é uma cantora, compositora e ativista brasileira, nascida em Niterói em 6 de outubro de 1993. Ela ganhou destaque ao abordar temas sociais e sexualidade de forma explícita em suas músicas, além de apresentar canções com um tom humorístico.
Sua carreira solo decolou com o lançamento de diversos singles e músicas divulgadas na internet. Um de seus primeiros sucessos foi a faixa "Bateu uma Onda Forte". Em seguida, ela ganhou reconhecimento com outras músicas como "Jorginho Me Empresta a 12", "Liga pro Samu", "Não Foi Cabral" e "100% Feminista", em que contou com a colaboração de Karol Conká. Em 2018, durante as eleições gerais do Brasil, MC Carol candidatou-se ao cargo de deputada estadual pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no estado do Rio de Janeiro, conquistando 3.434 votos.
Natural de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, ela cresceu no Morro do Preventório. Em 2021, Carol fez um teste de ancestralidade, descobrindo que possui 72,6% de ancestralidade africana, proveniente de Angola, Gabão, Nigéria e norte da África, e 25,6% de ancestralidade europeia, da Península Ibérica.
O início de sua carreira foi marcado pela divulgação de singles na internet. Em 2016, ela anunciou o lançamento de seu primeiro álbum, intitulado "Bandida". Como prévia do disco, MC Carol lançou duas faixas. A primeira foi "Delação Premiada", produzida e com a participação de Leo Justi, e a segunda foi "100% Feminista", em colaboração com a cantora Karol Conká. O álbum foi disponibilizado em plataformas digitais em 28 de outubro de 2016. A música "Não Foi Cabral" critica a maneira como a história do Brasil é ensinada nas escolas, segundo a maioria dos livros didáticos. Em 2021, MC Carol lançou o álbum "Borogodó".