Perifeminas F.C.
As Perifeminas surgiu no Bairro Barragem, Região de Parelheiros. O time e a coletiva, configuram um ato de resistência diante da invisibilidade do futebol feminino.
Autoria: Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir de redes de comunicação oficiais do coletivo.
História[editar | editar código-fonte]
O campo de futebol sempre foi referência para os homens, enquanto a cozinha para as mulheres. Ao longo do tempo as coisas mudaram e as opiniões também.
Quando o time decidiu entrar em campo e mostrar que não diferenças entre os sexos e muito menos que existam papéis definidos para cada um, o machismo por várias vezes apareceu. Seja ao decidir jogar com homens, e não fomos aceitam, ou até mesmo ocupar o campo não nos dava esse direito. O que o time Perifeminas quer não é apenas jogar e fazer o que ama, mas sim lutar pela igualdade de direitos. Deixar todo preconceito e mostrar jogo nos pés. E mais do que nunca juntar homens que caminhem juntos nesta luta diária.
Participantes[editar | editar código-fonte]
As participantes, em sua maioria, é moradora do bairro de Barragem, em Parelheiros na Zona Sul paulista. Hoje cerca de 20 meninas e mulheres compõe o Perifeminas F.C. A presença feminina em torno de um esporte historicamente masculino passou a ampliar a voz dessas mulheres e conscientizá-las por meio de bate-papos e outras atividades.
Fotos[editar | editar código-fonte]
Vídeo[editar | editar código-fonte]
Redes sociais[editar | editar código-fonte]
- E-mail: coletivoperifeminas@gmail.com