Centro de Integração e Desenvolvimento Comunitário Comunidades em Ação - Mulheres do Salgueiro

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 09h41min de 17 de setembro de 2023 por Kita Pedroza (discussão | contribs) (Revisão necessária)

Coletivo de mulheres, do bairro do Salgueiro, em São Gonçalo, que lutam pela garantia de direitos humanos. Para isso desenvolvem ações socioeducativas, que geram impacto social.

Autoria: Informações do verbete reproduzidas, pela Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco, a partir das redes oficiais do coletivo e do Mapa de Cultura do Rio de Janeiro (ver Referências).

Esta iniciativa foi contemplada pela Chamada Pública para Apoio a Ações Emergenciais de Enfrentamento à Covid-19 nas Favelas, realizada pela Fiocruz[1].

Mulheres do Salgueiro

Sobre o coletivo

Construindo novos olhares

O Empreendimento Solidário Mulheres do Salgueiro é um dos principais projetos do Comunidades em Ação - Centro de Integração e Desenvolvimento Comunitário, que transforma o "couro de tilápia", um problema ambiental, em roupas, bolsas, pulseiras, chaveiros e outros acessórios.

O projeto deu seu primeiro passo em 1999, com estímulo à autoestima dos moradores da região (bairro do Salgueiro, em São Gonçalo, Rio de Janeiro) e a qualificação de mulheres da comunidade que trabalhavam no lixão. Com o tempo, parte dessas mulheres formou um grupo de costura. Em 2006, com o apoio da incubadora do instituto Genesis da PUC/RJ, iniciou o uso da tilápia para a criação artesanal.

São cerca de 10 artesãs. O fornecedor separa a pele do peixe, depois parte é congelada e outra é limpa. Depois o material é curtido e aplica-se a coloração desejada. As artesãs trabalham com o produto desse processo para produzir suas peças.

O grupo, liderado por Janete Guilherme, trabalha muito por encomenda, mas é possível encontrar alguns produtos à venda na própria sede. Elas trabalham também com costura em jeans, reciclagem de tetrapak e bordados. Já participaram de feiras e eventos de moda de renome nacional, como o Rio-à-Porter e o Casa Cor em São Paulo.

Assista a apresentação

Apresentação - Mulheres do Salgueiro.

Ver também

Movimento de Mulheres em São Gonçalo

Espaço Casulo

Instituto Dom

Fontes e Redes Sociais

Facebook

Instagram

Youtube

Fontes: http://mapadecultura.com.br/manchete/mulheres-do-salgueiro

https://unidos.fiocruz.br/parceria-alerj.html