Favela Radical
Favela Radical é um projeto desenvolvido na comunidade do Turano Zona Norte do Rio de Janeiro, que atende a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Utilizamos os esportes e tecnologia como ferramenta de transformação social.
Autoria: Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Informações retiradas das redes oficiais do projeto.
Sobre
O instituto Favela Radical foi fundado em 2017 pelo líder social Jeff Quirino, nascido e criado na comunidade, como fruto de uma transformação e superação radical de sua vida.
Quirino reuniu amigos que eram do esporte ou gestão de projetos e iniciativas sociais e assim surgiu o Favela Radical. Em 2017 foi divulgada a notícia do surf, skate e escalada como esportes olímpicos e decidiram que queriam esses 3 esportes na grade. Correram atrás de parceiros durante dois anos batendo nas portas e sem conseguir crescer com sua iniciativa.[1]
Atuaram na pandemia, criando uma campanha a nível nacional de captação de recursos; e criaram o cartão de cesta básica, onde distribuíram R$ 100 por mês, além de máscaras e álcool gel. Ao todo foram 2500 famílias assistidas pelo cartão. O programa de distribuição de renda ajudou a fortalecer a imagem deles dentro dos territórios.
Atividades:
- Surf;
- Skate;
- Escalada;
- Robótica;
- Programação;
- Educação ambiental;
- Formação socioemocional;
- Inglês.
Missão
Utilizar os esportes radicais como ferramenta de transformação social. Através de uma metodologia intuitiva eum ensino coletivo que integra atividades físicas à outras, como: tecnologia, cultura, sustentabilidade e desenvolvimento sócioemocional, formamos líderes e multiplicadores, dentro e fora da favela.
Propósito
Revolucionar o complexo do Turano para que ele seja a primeira Favela Radical do mundo, a partir da transformação social das novas gerações.
Valores
Acreditamos no potencial das pessoas ;
Ajudamos na superação dos medos;
Resiliência ;
Adaptabilidade e flexibilidade ;
Juntos somos mais fortes.