Equipe

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 09h05min de 1 de fevereiro de 2024 por Caiqueazael (discussão | contribs)


Coordenação

Foto da Sonia Fleury
Sonia Fleury

Coordenadora Geral

Tem um doutorado em Ciência Política, mestrado em Sociologia e graduação em Psicologia. Pesquisadora Sênior do Centro de Estudos Estratégicos e coordenadora do Dicionário de Favelas Marielle Franco, ambos na FIOCRUZ. Tem vasta obra publicada em diferentes países sobre temas de cidadania, democracia, políticas sociais, federalismo e gestão pública.



Foto de Caíque Azael Ferreira da Silva
Caíque Azael

Coordenador de Produção de Verbetes

Psicólogo, Mestre e Doutorando em Psicologia. Tem interesse nas discussões sobre territórios, direito à cidade, segurança pública e desigualdade social, com foco na discussão sobre fome e insegurança alimentar no Brasil.



Foto do Marcelo Fornazin
Clara Polycarpo

Coordenadora de Comunicação

É doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Atua como professora de Sociologia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) e como pesquisadora no Grupo CASA - estudos sociais sobre moradia e cidade, no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), e no projeto Dicionário de Favelas Marielle Franco, sediado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).



Foto do Marcelo Fornazin
Marcelo Fornazin

Coordenador Técnico da Plataforma

Pesquisador - Ensp / Fiocruz Professor Adjunto – Instituto de Computação da UFF



Foto de Palloma Menezes
Palloma Valle Menezes

Coordenadora de Produção de Verbetes

Professora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Equipe do Dicionário

Foto de Arthur William Santos
Arthur William Santos

É jornalista pela PUC-Rio, mestre em Educação pela UERJ e doutorando em Saúde Pública pela Fiocruz.



Foto de Caíque Azael Ferreira da Silva
Caíque Azael

Psicólogo, Mestre e Doutorando em Psicologia. Tem interesse nas discussões sobre territórios, direito à cidade, segurança pública e desigualdade social, com foco na discussão sobre fome e insegurança alimentar no Brasil.



Foto de Clara Polycarpo
Clara Polycarpo

É doutora Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Atua como professora de Sociologia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) e como pesquisadora no Grupo CASA - estudos sociais sobre moradia e cidade, no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), e no projeto Dicionário de Favelas Marielle Franco, sediado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).



Foto de Cleonice Dias
Cleonice Dias

Pesquisadora da Fiocruz Mata Atlântica



Foto de Gabriel Nunes Nobre
Gabriel Nunes Nobre

Mestrando em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (EICOS/UFRJ) e graduado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ). É pesquisador do Dicionário de Favelas Marielle Franco, atuando na mobilização de verbetes e no projeto Memória Viva. Tem como interesses de pesquisa a memória social de populações faveladas e periféricas e dos povos do Santo Daime.



Foto de Gizele Martins
Gizele Martins

Jornalista (Puc-Rio). Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (UERJ). Doutoranda na (ECO/UFRJ) e integra o Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC). Foi assessora da Comissão de Defesa de Direitos Humanos e Cidadania da Alerj. Coordenou o Jornal O Cidadão. Escritora do livro Militarização e censura - a luta por liberdade de expressão na Favela da Maré. É consultora da Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadoras/es. Pesquisadora do Dicionário Marielle Franco e do LabReviravolta. Coordenadora da Coalizão de Mídias Periféricas, Faveladas, Quilombolas e Indígenas. Atua na Frente de Mobilização da Maré. Palestrou em inúmeros países. Ganhadora de inúmeros prêmios pela produção de um jornalismo voltado para a pauta dos direitos humanos e antirracista.



Foto de Isabel Xavier
Isabel Xavier

Designer Gráfica (UNESA). Pós-graduação em Mídias Digitais (UNESA). É profissional autônoma na área de design e comunicação editorial, digital. Atualmente é coordenadora de comunicação Aqualtune Lab. Atuou em tecnologia da informação e comunicação na área da saúde em eventos e publicações científicas e em comunicação interna e reputação institucional em empresa de comunicação, no atendimento de empresas do ramo de energia e commodities. É membra da Comissão Permanente Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos, da Coalizão Negra por Direitos e da Coalizão Direitos na Rede (ponto focal de comunicação/apoio).



Foto de Kita Pedroza
Kita Pedroza

Cientista social e fotógrafa. Doutora em Ciências Sociais (UERJ) e graduada em Jornalismo (UFRJ). Desde 2001, trabalha no desenvolvimento de iniciativas socioculturais relacionadas a regiões de favelas e periferias da cidade do Rio de Janeiro, conciliando direito à comunicação e auto representação, fotografia, jornalismo e educação. Ao mesmo tempo, engajou-se em movimentos e ações de moradores destas áreas por direitos, como o Rocinha Sem Fronteiras. No Terceiro Setor, foi editora de fotografia do Portal Viva Favela (realizado pelo Viva Rio) e integrante da coordenação da Agência-Escola Imagens do Povo (Observatório de Favelas), no conjunto de favelas da Maré, entre outros programas em que trabalhou em favelas cariocas.



Foto de Larissa Moura
Larissa Moura

Estudante de Jornalismo na UERJ e Jovem Comunicadora pela Bemtv, é Assistente de Comunicação no Dicionário de Favelas Marielle Franco (Wikifavelas), atua na produção de conteúdo, gestão das mídias sociais e participa do projeto Memória Viva. Seus interesses abrangem áreas como comunicação, marketing, redes sociais, memórias sociais, conhecimento e cultura nas favelas e periferias brasileiras.



Foto de Lívia Gouveia
Lívia Gouveia

Graduada em Sistemas de Informação (CES/JF) e Comunicação Social (UFJF), no mestrado em informática uniu os dois campos de estudo pesquisando na linha de inteligência coletiva (UNIRIO). Opera essencialmente com Software Livre, pauta na qual se dedica a defender. Atualmente atende à Escola Nacional de Saúde Pública, desenvolvendo o Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz, como assessora de tecnologia na associação Silo – Arte e Latitude Rural, e faz parte da equipe de TI e Design do Dicionário de Favelas Marielle Franco. Além disso, dedica-se apaixonadamente às comunidades PHPWomen e Comunidade Software Livre.



Foto de Lucas Zinatto Carraro
Lucas Zinatto Carraro

Tecnologista em Saúde Pública – ICICT/Fiocruz



Foto do Marcelo Fornazin
Marcelo Fornazin

Pesquisador - Ensp / Fiocruz e Professor Adjunto – Instituto de Computação da UFF



Foto de Norma Miranda
Norma Miranda

Socióloga formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e atualmente é mestranda pela mesma Instituição. É membro da equipe de pesquisas do Dicionário de Favelas Marielle Franco (WikiFavelas), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Desde o início da experimentação da vida universitária, articula ações no campo de pesquisa.



Foto de Palloma Menezes
Palloma Valle Menezes

Professora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Foto de Patrícia Castro Ferreira
Patrícia Castro Ferreira

Designer. Doutora e Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atua na área de Design do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).



Foto da Sonia Fleury
Sonia Fleury

Tem um doutorado em Ciência Política, mestrado em Sociologia e graduação em Psicologia. Pesquisadora Sênior do Centro de Estudos Estratégicos e coordenadora do Dicionário de Favelas Marielle Franco, ambos na FIOCRUZ. Tem vasta obra publicada em diferentes países sobre temas de cidadania, democracia, políticas sociais, federalismo e gestão pública.



Foto de Thays Coutinho
Thays Coutinho

Bolsista do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) com 16 anos de experiência em Design Gráfico. Hoje, atua na equipe de Comunicação do Dicionário de Favelas Marielle Franco (Wikifavelas) e em projetos de jogos de tabuleiro e materiais educacionais ligados à divulgação científica e promoção da saúde no Icict/Fiocruz.



Foto de Thiago Ferreira
Thiago Ferreira

Mestrando em Informação e Comunicação em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (PPGICS/FIOCRUZ) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), é pesquisador do Dicionário de Favelas Marielle Franco (Wikifavelas), atua no projeto Memórias Faveladas do Instituto Raízes em Movimento e participou da construção inicial do Repositório Temático Saberes Populares (SABERES). Temas de interesse: organização, sistematização e preservação do conhecimento; memória social; métricas científicas; favelas e periferias brasileiras.



Foto de Vitor Martins
Vitor Martins

Mestrando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS/UFRGS) e licenciado em ciências sociais pela mesma instituição. É pesquisador do Dicionário de Favelas Marielle Franco. Áreas de interesse: ciência e tecnologia; tecnologias na educação; educação.



Agradecemos aos pesquisadores, pesquisadoras e colaboradores que fizeram parte da equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco em diferentes momentos: Arthur Catraio; Carolina Rocha Silva; Fernando Ermiro; Lucas Lopes Couto; Bárbara Ramos; Daniele Souza; Esther Azevedo; Alexandre Magalhães; Gabriel Barbedo, Leonardo Gargano, Vera Lucia Fernandes de Pinho, Erick Lota, Pedro Henrique da Costa Braga, Lucas Santiago Vieira Melgaço, André Guimarães Pereira, Fernanda Pernasetti e Rafael Ramires.