Dados e debates sobre a população negra na Maré (livro)
Os crias originais é uma publicação que faz parte da série "Cadernos Identidades e Racialidades na Maré" produzida pela Redes da Maré, apontando brevemente algumas pesquisas e debates que contribuem para o aprofundamento da discussão racial na Maré.
Autoria: Redes da Maré.
Apresentação[editar | editar código-fonte]
O terceiro caderno tem como objetivo apresentar dados levantados nos últimos 10 anos em pesquisas, boletins, relatórios e levantamentos realizados pela Redes da Maré e organizações parceiras, que abordam informações relacionadas à população negra no território. Como as pesquisas exploram diferentes bases de dados, esses números não serão cruzados, mas sim apresentados separadamente, com o intuito de traçar um breve e inicial panorama sobre as condições de vida das pessoas negras na Maré. Este material não busca, de forma alguma, esgotar o debate sobre racialidades e dados na Maré, mas sim condensar uma pequena seleção de dados, informações e debates que podem ser úteis para um reconhecimento inicial dessa pauta no Conjunto de Favelas.
Este caderno pretende apontar brevemente algumas pesquisas e debates que contribuem para o aprofundamento da discussão racial na Maré, abordando seis grandes temas: 1. Dados gerais e perfil racial dos moradores da Maré; 2. Gênero e suas interseções; 3. Educação e Infâncias; 4. Direitos Urbanos e Socioambientais; 5. Saúde e suas interseções; 6. Cultura; e 7. Segurança Pública.
Segundo o Censo Populacional da Maré, o Conjunto de Favelas tem 62,1% de moradores negros. Há uma urgência na necessidade de observar suas condições de vida e pautar políticas específicas para atender a essa população.
Artigos[editar | editar código-fonte]
1. DADOS GERAIS E PERFIL RACIAL DOS MORADORES DA MARÉ
2. GÊNERO E SUAS INTERSEÇÕES
3. EDUCAÇÃO E INFÂNCIAS
4. DIREITOS URBANOS E SOCIOAMBIENTAIS
5. SAÚDE E SUAS INTERSEÇÕES
6. CULTURA
7. SEGURANÇA PÚBLICA
Publicação completa[editar | editar código-fonte]