Movimento Antimanicomial
É um Movimento Social que luta por uma sociedade sem manicômios e aposta no cuidado em liberdade para pessoas em sofrimento mental. Seu início está ligado a luta de trabalhadores e, posteriormente, de familiares e usuários dos serviços de saúde mental, que no final dos anos 80 reivindicavam melhores condições de trabalho e denunciavam inúmeras violências e maus tratos cometidos contra indivíduos considerados loucos.
O Movimento Antimanicomial foi um dos principais responsáveis pela transformação do modelo assistencial em saúde mental no Brasil, consolidado pela Lei 10.216/2001. Fruto de inúmeras disputas, a Lei reorienta o modelo de saúde centrado em hospitais psiquiátricos para uma rede de serviços comunitários e de portas abertas.
O Centro de Atenção Psicossocial Carlos Augusto da Silva Magal é um desses serviços, responsável por atender pessoas em sofrimento mental grave. Mantém suas portas abertas e como toda rede SUS funciona de forma regionalizada, atendendo toda população residente da Maré, Manguinhos e parte do Centro do Rio. Conta com equipe multiprofissional e trabalha em prol de um atendimento humanizado.