Projeto Identidade - Complexo de favelas do Boaçu

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 11h28min de 11 de junho de 2024 por Nsmiranda (discussão | contribs)

O Projeto Identidade consiste em um trabalho de campo, desenvolvido pela Pesquisadora Norma Miranda, que escolheu a comunidade do Boaçú, localizada na cidade de São Gonçalo situada no estado do Rio de Janeiro. A escolha, feita em abril de 2024, levou em consideração a importância histórica desta comunidade inserida município em questão. O projeto foi possível de ser articulado, a partir da importante colaboração, de um morador que é cria da comunidade: Luiz Alberto da Silva, mais conhecido como DJ Canibal. O referido colaborador é DJ e compõe o núcleo da coordenação de uma das maiores organizações de promoção de festas funk atualmente no estado do Rio de Janeiro: A Gestão duas vezes inteligente (G2D).

Autoria: Dj Canibal e Norma Miranda.
Foto: Norma Miranda - Comunidade do Boaçu / São Gonçalo, Rio de Janeiro.

Justificativa

Tal projeto se desenvolve por meio de entrevistas com moradores locais, que estão a contribuir para jogar luz em assuntos caros e sentidos por eles no dia a dia das suas sociabilidades.  Pretende-se dividir alguns dos assuntos encontrados em conversa que envolveram: cultura, esporte, religiosidades, abandono do poder público etc. Apesar dos problemas, os moradores se esforçam em diminuir tais impactos, por meio de ações coletivas que visam melhoria entre os seus. A partir de um trabalho coletivo, os entrevistados pretendem repartir suas memórias ricas em solidariedade e tecidas de forma séria no universo em que vivem.

Complexo de favelas do Boaçu

A comunidade do Boaçú, é um conjunto de favelas que está localizada na cidade de São Gonçalo e situada no estado do Rio de Janeiro.

São Gonçalo (Rio de Janeiro)

São Gonçalo é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, na Região Sudeste do País. Localiza-se no Leste Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estando situado a 25 km da capital fluminense e fazendo limites terrestres com os municípios de Niterói, Maricá e Itaboraí, e limite marítimo, pela Baía de Guanabara, com a capital, Rio de Janeiro.

Ver também