Projeto Identidade - Complexo de favelas do Boaçu

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 18h42min de 10 de setembro de 2024 por Kita Pedroza (discussão | contribs) (Categorias, palavras-chave)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

O Projeto Identidade consiste em um trabalho de pesquisa de campo, desenvolvido pela pesquisadora Norma Miranda, que escolheu a comunidade do Boaçú, localizada na cidade de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, como ambiente de estudo. A escolha, feita em abril de 2024, levou em consideração a importância histórica desta comunidade inserida no município em questão. A terra de Vinícius Júnior (Jogador de Futebol) possui inúmeras sementes valiosas e este verbete busca revelar algumas.

O projeto foi possível de ser articulado, a partir da importante colaboração, de um morador que é cria da comunidade: Luiz Alberto da Silva, mais conhecido como DJ Caniball.

Autoria: Dj Caniball e Norma Miranda.
Monte da 40 / Boaçu - SG

Objetivos e metodologia[editar | editar código-fonte]

Tal projeto se desenvolve por meio de entrevistas com moradores locais, que estão a contribuir para jogar luz em assuntos caros e sentidos por eles no dia a dia das suas sociabilidades.  Pretende-se dividir alguns dos assuntos encontrados em conversa que envolveram: cultura, esporte, religiosidades, abandono do poder público etc.

Apesar dos problemas, os moradores se esforçam em diminuir tais impactos, por meio de ações coletivas que visam melhoria entre os seus. A partir de um trabalho coletivo, os entrevistados pretendem repartir suas memórias ricas em solidariedade e tecidas de forma séria no universo em que vivem.

A relação que estabeleço com o campo está atrelada primeiro a cidade de São Gonçalo onde nasci e me criei. Mais que isso, é o lugar onde presenciei e ainda presencio as transformações sociais e políticas do maior colégio eleitoral do estado do Rio de Janeiro depois da capital e a terceira maior cidade eleitoral do país, segundo fonte do TSE[1].

Minha formação enquanto cidadã se detém no Bairro Boa Vista, vizinho da comunidade do Boaçu, que está ganhando visibilidade junto a plataforma wikifavelas. Enquanto acadêmica, minha formação chega pela Universidade Federal Fluminense que fica no município vizinho: Niterói. Embora São Gonçalo tenha toda essa dimensão, sua educação superior pública presencial de entrada é a UERJ. A CEDERJ e o IFRJ aparecem com promoção de aulas semipresenciais.

Refletir sobre a inclusão e visibilidade desse território peculiar, em termos políticos, sociais e econômicos, foi o que motivou a pesquisa que está em andamento.

Temas produzidos[editar | editar código-fonte]

Os temas produzidos, após pesquisa realizada em campo, refletem um pouco da diversidade local. A partir dos temas é possível conhecer um pouco mais do arcabouço da identidade do território escolhido.

Foto: Norma Miranda - Comunidade do Boaçu / São Gonçalo, Rio de Janeiro.

Complexo de favelas do Boaçu[editar | editar código-fonte]

A comunidade do Boaçú, é um conjunto de favelas que está localizada na cidade de São Gonçalo e situada no estado do Rio de Janeiro.

São Gonçalo (Rio de Janeiro)[editar | editar código-fonte]

São Gonçalo é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, na Região Sudeste do País. Localiza-se no Leste Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estando situado a 25 km da capital fluminense e fazendo limites terrestres com os municípios de Niterói, Maricá e Itaboraí, e limite marítimo, pela Baía de Guanabara, com a capital, Rio de Janeiro.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente do Boaçu[editar | editar código-fonte]

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente do Boaçu é uma escola de samba, fundada em 12 de outubro de 1998 no município de São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil. Suas cores o verde, vermelho e o branco.

Paz no universo - Samba enredo da Mocidade Independente do Boaçu (música)[editar | editar código-fonte]

A escola de samba Mocidade Independente do Boaçu, pentacampeã do carnaval representando o município de São Gonçalo (Rio de Janeiro), recebeu o seu primeiro título com este samba enredo no ano de 2006. Em entrevista exclusiva, o Presidente da escola canta o samba enredo em sua voz e mostra toda a sua emoção.

Rap do Papa Tudo (música)[editar | editar código-fonte]

O Rap do Papa Tudo é cantado pelos MCs Azul e Cebolinha.

Luiz Alberto da Silva - Dj Caniball - (entrevista)[editar | editar código-fonte]

Luiz Alberto da Silva é músico, produtor fonográfico e DJ. Além disso compõe o núcleo da coordenação de uma das maiores organizações de promoção de festas funk atualmente no estado do Rio de Janeiro: A Gestão duas vezes inteligente (G2D).

Everaldo Barcelos - Edinho - (entrevista)[editar | editar código-fonte]

Dentro da quadra de samba, onde se deu a entrevista em julho de 2024, contemplamos todo o esforço realizado para a realização não só do desfile carnavalesco, mas de todos os processos enfrentados.

Vinícius Júnior[editar | editar código-fonte]

Vinícius Júnior, cujo nome completo é Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior, é um habilidoso jogador de futebol brasileiro, nascido em 12 de julho de 2000, em São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Desde jovem, trilhou um caminho notável no futebol, passando de um garoto sonhador a uma grande promessa no cenário mundial, com habilidades extraordinárias e um futuro promissor.

Projeto Mais que Vencedor[editar | editar código-fonte]

O projeto Mais que Vencedor, nasceu com o propósito de levar educação e lazer para crianças e adolescentes da comunidade do Boaçú.

"Monte da 40" / Boaçu - Lugar de oração[editar | editar código-fonte]

"Monte da 40" é o nome dado ao ponto mais alto do Complexo de favelas do Boaçu, utilizado para reuniões e vigílias Cristãs, localizado no espaço de uma Rua mais conhecida como 40.

Próximos assuntos (em construção)[editar | editar código-fonte]

Verbetes sobre:

  • Balanço sobre a roda de conversa com os interlocutores e lista com novos verbetes que podem ser construídos a partir dos temas que apareceram durante o diálogo.

Galeria de fotos[editar | editar código-fonte]

Tio Dida - Dona Kátia - Caniball
Tio Dida - Dona Kátia - Caniball 2
Tio Dida - Dona Kátia - Caniball 3.jpg
Símbolo da escola de samba
Sr. Edinho - Presidente da escola de samba.jpg
Quadra da escola de samba.jpg
Dj Caniball.jpg
Igreja localizada no Monte da 40 / Boaçu - SG
Vista Monte da 40 / Boaçu - SG
Tio Dida - Dona Kátia - Caniball - Marcelo

Colaboradores do projeto[editar | editar código-fonte]

  • Dona Kátia

É Dona de um terreiro na comunidade e moradora há mais de 40 anos da comunidade em questão. Dona Kátia é esposa do Tio Dida. Dona Cátia é referência no lugar onde mora. Durante a entrevista, Dona Kátia falou um pouco a respeito das transformações sociais que sentiu ao longo do tempo em relação ao tratamento religioso dado as pessoas que possuem identificação ou são devotas da religião de matriz africana (de terreiro) e dividiu conosco situações que ela própria já sofreu/experimentou.

  • Marcelo

É morador da comunidade desde que nasceu. Está a frente de uma organização que trata de um projeto social voltado para a área de esportes para jovens. Além disso, também oferece uma rotina de atividades físicas para senhoras da terceira idade. Marcelo já conseguiu feitos incríveis, como ver alunos seus chegarem ao futebol Europeu, inclusive tem o Vinícius Júnior como sua referência.

  • Caniball

De nome Luiz, mais conhecido como Dj Caniball, também é cria da comunidade. Sua principal ocupação está na promoção de eventos culturais em comunidades espalhadas pelo Rio de Janeiro, bem como é combatente da intolerância religiosa.

  • Edinho

Sr. Edinho é presidente e fundador do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente do Boaçu. Forte atuante de ações sociais na comunidade. Sempre em busca de impactar a comunidade, segue promovendo eventos gratuitos e abertos em datas emblemáticas como páscoa, dia das crianças etc.

  • Tio Dida

Tio Dida é um antigo morador da comunidade. A família deles viu o Campo da Dona Lourdes chegar e conhecem a família desta figura que deu nome ao campo, inclusive possuem níveis de parentesco. Apresentação do Tio Dida (colaborador)


Ver também[editar | editar código-fonte]