Arquivos comunitários

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 11h27min de 23 de setembro de 2024 por Kita Pedroza (discussão | contribs) (ver também, interlinks, categorias, palavras-chave, comunicado revisão)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Autoria: Thamires Ribeiro de Oliveira

Os arquivos comunitários são conjuntos documentais reunidos por determinados grupos, com o intuito de preservar a história e a memória de suas comunidades, tendo esses conjuntos sido reunidos ou não com o auxílio de profissionais especializados na área da preservação de documentos. Muitas vezes esses conjuntos documentais surgem em razão desses grupos não se sentirem representados por instituições hegemônicas de memória, ou por considerarem que a história e a memória de suas comunidades está sob risco. Este tema tornou-se cada vez mais objeto de estudos acadêmicos, a partir do fim da primeira década dos anos 2000.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Revisão do verbete[editar | editar código-fonte]

Olá!

O Dicionário de Favelas Marielle Franco AGRADECE MUITO pela sua contribuição para a nossa plataforma. Este é um projeto feito por meio de colaborações voluntárias, por isso, a sua participação é fundamental.

O objetivo deste comunicado é contribuir para melhor adequação do verbete e, assim, ganhar maior visibilidade.

Portanto, sugerimos que este verbete tenha o seu conteúdo ampliado, procurando adaptá-lo ao formato básico indicado. Sinta-se livre para editá-lo, contribuindo para agregar maior conhecimento e alcançar maior número de leitores.

Ainda ficou com dúvida? Entre em contato com a nossa equipe pelo Fale conosco.

Solicitamos que as alterações sejam feitas em um prazo de 15 dias corridos, a contar da data da fixação deste aviso no verbete (ver em ‘Histórico do verbete’ - clicar nos três pontos ao lado menu ‘Editar’).

Abraços!

Equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco