Unidos do Viradouro

Por equipe do Dicionário de Favelas Marielle Franco
Revisão de 22h17min de 30 de setembro de 2024 por Ojedan (discussão | contribs) (Criou página com ''''Unidos do Viradouro''' O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Viradouro, ou simplesmente Unidos do Viradouro ou Viradouro, é uma Escola de Samba da cidade de Niterói, e que atualmente compõe o grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro, sendo tricampeã do carnaval carioca. '''História''' A Escola de Samba Viradouro tem seu surgimento em 24 de junho de 1946, no bairro do Viradouro, que fica localizado entre os bairros de Santa Rosa e Largo da Batalha...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Unidos do Viradouro

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Viradouro, ou simplesmente Unidos do Viradouro ou Viradouro, é uma Escola de Samba da cidade de Niterói, e que atualmente compõe o grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro, sendo tricampeã do carnaval carioca.


História

A Escola de Samba Viradouro tem seu surgimento em 24 de junho de 1946, no bairro do Viradouro, que fica localizado entre os bairros de Santa Rosa e Largo da Batalha, ambos na cidade de Niterói. O bairro ganhou o nome de Viradouro devido ao local ser o ponto de retorno dos bondes que transportavam a população niteroiense na época. No bairro do Viradouro residia Nelson dos Santos, que tinha como apelido “Jangada”, e que promovia rodas de samba que ocorriam no quintal de sua casa. A iniciativa fez com que surgisse a escola de samba com o mesmo nome do bairro. Inicialmente era representada pela cor rosa e azul por ser as cores da vestimenta da Nossa Senhora Auxiliadora, que é a padroeira da escola. Por ter sido fundada no dia de São João Batista, a Viradouro tem também o Santo como seu padroeiro, santo que também é padroeiro da cidade de Niterói. Em 1971, a Unidos do Viradouro mudou as cores de sua agremiação para o branco e vermelho. Essa escolha ocorre após o fechamento da fábrica de tecido Matarazzo, pois, a fábrica era quem fornecia os tecidos na tonalidade da agremiação, e com seu fechamento ficou difícil para a escola continuar produzindo as vestimentas na mesma cor