Mapa de vivências do Morro da Providência
Este mapa buscou captar as percepções subjetivas dos habitantes locais, mapeando suas experiências cotidianas, memórias afetivas e relações com o espaço ao redor, no qual são delineadas pelos moradores as áreas significativas e distintas do morro, de acordo com as experiências e vivências locais. Este verbete compõe o Painel do Morro da Providência, que pode ser acessado ao clicar aqui!
Autoria: Hugo Oliveira
Sobre
O Mapa de Vivências da Providência documenta e celebra as histórias, os locais e as experiências dos moradores e se conecta com a música por uma perspectiva comum de valorização e reconhecimento da riqueza cultural e social das favelas.
É uma forma de engajamento comunitário na qual os próprios moradores participam da criação e narração de suas histórias, enfatizando a importância de reconhecer e respeitar a identidade e a dignidade dos moradores das favelas.
Objetivo
Neste mapa busquei captar as percepções subjetivas dos habitantes locais, mapeando suas experiências cotidianas, memórias afetivas e relações com o espaço ao redor, no qual são delineadas pelos moradores as áreas significativas e distintas do morro, de acordo com as experiências e vivências locais.
A regionalização revela nuances e detalhes que muitas vezes escapam a uma análise externa, permitindo uma compreensão mais autêntica da estrutura social e cultural da comunidade. Através desse olhar intimista, pude compreender o morro, assim como a cidade, não apenas como um conjunto de ruas e construções, mas como um tecido vivo de significados e emoções entrelaçados.
O mapa
Clique aqui e acesso o mapa]
Área Azul - Ladeira do Livramento, Rua do Monte e Barroso
Área Verde Claro - Farias
Área Lilás - Vila Portuária
Área Azul Claro - Sessenta
Área Amarela - Buraco Quente
Área Rosa - Pedra Lisa
Área Verde - Praça Américo Brum
Área Laranja - Cajueiros
Área Mostarda - Barão
Área Preta - Cruzeiro
Área Vermelha - Nova Brasília
Área Cinza - Toca
Área Roxa - Major Saião
Área Verde escura - Mato
Apoio Técnico
Norma Miranda