Joaquim Coelho: Identidade e Comunidade em Balsas-MA
SOBRE:
Em Balsas (MA), o bairro Joaquim Coelho é uma das áreas que refletem o crescimento urbano dessa cidade, considerada um dos principais polos do agronegócio no Maranhão. Situado em uma região estratégica, o bairro se desenvolveu junto com a cidade, que passou de um pequeno ponto comercial no século XIX a um dos maiores produtores de grãos do país.
O bairro Joaquim Coelho, assim como outras partes de Balsas, está inserido em um contexto de expansão urbana para atender às demandas de habitação e serviços. Próximo a áreas centrais e importantes vias de acesso, ele representa o avanço da infraestrutura urbana em uma cidade que historicamente teve sua economia impulsionada pela agricultura mecanizada e pelas relações comerciais ao longo do Rio Balsas.
INFRAESTRUTURA:
A infraestrutura do bairro Joaquim Coelho, conforme observado na imagem, apresenta problemas característicos de áreas urbanas em crescimento, mas ainda carentes de investimentos básicos. A falta de um sistema de drenagem eficiente resulta em alagamentos nas ruas, especialmente durante períodos de chuva. Além disso, a ausência de pavimentação adequada agrava a condição das vias, comprometendo a mobilidade dos moradores e dificultando o tráfego de veículos e pedestres.
Outro aspecto evidente é a falta de estrutura para a gestão adequada de resíduos sólidos. A presença de lixo acumulado em áreas públicas reflete a necessidade de uma coleta mais eficiente e de iniciativas que promovam o descarte consciente.
ESCOLA:
O bairro Joaquim Coelho, em Balsas (MA), não possui uma escola própria e por isso as crianças precisam ir ao bairro vizinho para que tenham acesso a instituição Escola Municipal Jocy Barbosa. A escola conta com estrutura básica, incluindo uma quadra esportiva descoberta, biblioteca, pátio coberto e área verde. Além disso, oferece alimentação escolar e possui acesso à internet para os alunos. Um bom ponto de partida, visto que, a escola é responsável por abranger a população de outros bairros ali perto. Porém, conversando com alguns alunos é possível notar que a falta de acessibilidade no bairro gera desconforto nos estudantes, que em dias de chuva, se deparam com essa realidade nas ruas:
Tornando insalubre e perigoso o trafego de crianças e populares nas ruas e vielas do bairro.